Fotogrametría y catálogos digitales de esculturas y otros hitos urbanos: recursos para cibercultura museal
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v17i2.175164Palabras clave:
Patrimonio cultural, Catálogo digital, Structure from Motion, Impresión 3DResumen
Este artículo aborda aspectos de una colección digital y, posteriormente, un catálogo digital de esculturas y otros hitos presentes en la ciudad de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Se destacan como métodos centrales la tecnología, Structure from Motion - SfM, como medio de obtención de los modelos geométricos, su disponibilidad en medios digitales para la fruición de estos bienes culturales, la constitución de una biblioteca para impresión 3D de réplicas, la construcción de un catálogo para la organización, comunicación y exhibición de la colección constituida. Las acciones analizadas se enmarcan en el proyecto de extensión Monumento Digital 120 y, posteriormente, en el proyecto Marcos Urbanos: Acervo Digital de Monumentos de Belo Horizonte. El objetivo de este artículo es dar a conocer la exploración de los recursos computacionales abordados para la promoción del patrimonio cultural, estimulando el debate y favoreciendo la aparición de nuevos proyectos que enaltecen elementos de la cultura en el ámbito digital.
Descargas
Referencias
ABRANTES, Andreza Rigo. Tecnologias digitais como instrumentos de preservação do patrimônio urbano edificado. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Rio de Janeiro, 2014.
AMORIM, Arivaldo Leão. Patrimônio Virtual e História Digital: essência e representação. A Documentação Digital do Patrimônio Construído: possibilidades e desafios. Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, v. 1, p. 1-25, Rio de Janeiro: ANPARQ, 2010.
CANUTO, Cristiane Lopes; DE MOURA, Larissa Ribeiro; SALGADO, Mônica Santos. Tecnologias digitais e preservação do patrimônio arquitetônico: explorando alternativas. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, v. 7, n. 4, p. 252-264, 2016. doi:http://dx.doi.org/10.20396/parc.v7i4.8647456.
DODEBEI, Vera Lucia Doyle Louzada de et al. Digitalização do patrimônio e organização do conhecimento. VIII ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Salvador, 2007.
ENGLAND, Historic. Photogrammetric applications for cultural heritage. Guidance for Good Practice. Swindon. Historic England, 2017.
GROETELAARS, Natalie Johanna. Um estudo da fotogrametria digital na documentação de formas arquitetônicas e urbanas. Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2004.
KELLEY, Kate; WOOD, Rachel; WOOD, Rachel KL (Ed.). Digital Imaging of Artefacts: Developments in Methods and Aims. Archaeopress Publishing Limited, 2018.
MAGALHÃES, L., CARVALHO, J. Digitalização Tridimensional de Elementos Escultóricos de Espaços Públicos de Belo Horizonte. Anais Do Encontro Internacional Arquimemória 5 sobre Preservação do Patrimônio Edificado, Salvador, 2017.
MARCOS URBANOS. [site] marcosurbanos. c2017. Página inicial. Disponívem em: . Acesso em: 25 de setembro de 2020.
MELLO, Janaina Cardoso. Museus e ciberespaço: novas linguagens da comunicação na era digital. Cultura Histórica & Patrimônio, v. 1, n. 2, p. 6-29, 2013.
MONUMENTO DIGITAL 120. Sketchfab: Monumento Digital 120. c2020. Página Inicial. Disponível em: . Acesso em: 25 de setembro de 2020.
OLIVEIRA, Péricles, A. M. Monumentos de Belo Horizonte – Minas Gerais. 2008.
MEDINA, Simone da Silva Soria. Análise de produtos fotogramétricos para cadastramento de monumentos arquitetônicos. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2002.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Leandro dos Santos Magalhães, Renato Cesar Ferreira de Souza
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).