GESTÃO DA INFORMAÇÃO E COMPETÊNCIA EM PROCESSO DE PROJETO
DOI:
https://doi.org/10.4237/gtp.v1i1.16Resumen
Dentre as competências necessárias para gestão do processo de projeto verifica-se a relevância da gestão da informação e analisam-se conseqüências da deficiência no exercício dessa tarefa. Caracteriza-se a competência para desenvolvimento do projeto e a competência para gestão das informações geradas durante o processo. Este trabalho, desenvolvido com base na análise de bibliografia específica das áreas de gerenciamento de projeto e gestão de informação, pretende caracterizar estas duas atividades e sua contribuição para qualidade e produtividade do projeto. A partir do conceito de Competência aborda-se a questão da rastreabilidade e eficácia da documentação e as decorrentes responsabilidades para a gerência do projeto e o desenvolvimento do objeto projetado. A problemática da falta de organização sistematizada de informações intercambiadas informalmente ocasiona perda de dados relativos às decisões de projeto e suas fundamentações. Conseqüentemente, surgem deficiências de rastreabilidade, instabilidade e insegurança no processo de projeto, acarretando perda de produtividade. Verifica-se que o problema não se limita à falta de documentação, mas também na incapacidade de acesso rápido e eficaz às informações. Apontam-se deficiências na formação que agravam o quadro, concluindo-se que a gerência da informação apresenta-se como tarefa fundamental no processo de projeto.Descargas
Descargas
Publicado
2006-09-29
Número
Sección
Artículos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Cómo citar
GUIMARÃES, Isabela B.; AMORIM, Sérgio R. L. GESTÃO DA INFORMAÇÃO E COMPETÊNCIA EM PROCESSO DE PROJETO. Gestão & Tecnologia de Projetos (Gestión y tecnología de proyectos), São Carlos, v. 1, n. 1, p. 48–57, 2006. DOI: 10.4237/gtp.v1i1.16. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/50892.. Acesso em: 29 mar. 2025.