ESTUDOS DE CASO SOBRE DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PARA PRODUÇÃO DE VEDAÇÕES VERTICAIS

Autores/as

  • Janayna AQUINO Construtora Tarjab
  • Silvio MELHADO Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4237/gtp.v1i1.9

Resumen

Este artigo resume uma pesquisa de mestrado realizada sobre as práticas adotadas e dificuldades encontradas no desenvolvimento e utilização de projetos para produção de vedações verticais nas construtoras, sob o ponto de vista da gestão (Aquino, 2004). Os estudos de caso apresentados abrangem quatro empresas incorporadoras e construtoras, que atuam em São Paulo, e as empresas de projeto para produção de vedações verticais que estão vinculadas a estas. Inicialmente foi caracterizado do perfil das empresas construtoras, analisando-se como elas desenvolvem ou contratam o projeto para produção de vedações e as modalidades adotadas para sua execução. Após a caracterização das empresas construtoras para compreender o fluxo de projeto e os seus agentes, prosseguiu-se com o estudo específico nas empresas de projeto para produção e nos canteiros de obras das empresas construtoras estudadas. Conclui-se com a análise de vários aspectos importantes quanto à atuação das empresas construtoras, das empresas de projeto e quanto à interface dos projetos para produção de vedações verticais com a execução das obras.

Descargas

Biografía del autor/a

  • Janayna AQUINO, Construtora Tarjab
    Engenheira Civil, Mestre em Engenharia Civil, Coordenadora de Projetos da Construtora Tarjab
  • Silvio MELHADO, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
    Engenheiro Civil, Livre-Docente em Tecnologia de Processos Construtivos, Professor Associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Currículo LATTES

Publicado

2006-09-29

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

AQUINO, Janayna; MELHADO, Silvio. ESTUDOS DE CASO SOBRE DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PARA PRODUÇÃO DE VEDAÇÕES VERTICAIS. Gestão & Tecnologia de Projetos (Gestión y tecnología de proyectos), São Carlos, v. 1, n. 1, p. 76–103, 2006. DOI: 10.4237/gtp.v1i1.9. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/50894.. Acesso em: 29 mar. 2025.