Paisagens como panorama e ritmos audiovisuais: percepção ambiental na pesca da Tainha
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116350Palavras-chave:
Percepção ambiental, paisagem, fotografia panorâmica, documentário etnográfico, pescaResumo
O artigo desenvolve uma abordagem audiovisual para o estudo dos saberes, fazeres e interações envolvidos na prática da vigia de cardumes durante a temporada de pesca da tainha com rede de cerco, em Florianópolis. Através de fotos panorâmicas, narrativas em vídeo e montagens em hipermídia, provocamos o leitor/espectador a “ver peixe”, ampliando suas habilidades perceptuais na compreensão da formação da paisagem litorânea entre coletivos de pesca.
Downloads
Downloads
Publicado
2016-06-23
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Devos, Rafael, Viviane Vedana, e Gabriel Coutinho Barbosa. 2016. “Paisagens Como Panorama E Ritmos Audiovisuais: Percepção Ambiental Na Pesca Da Tainha”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 1 (1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116350.