O imaginário visual do pós-humano: uma leitura antropológica entre cinema e arte contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.146027Palavras-chave:
Antropologia visual, Pós-humano, Filme de ficção científica, Antropologia da arteResumo
O imaginário visual do pós-humano: uma leitura antropológica entre cinema e arte contemporânea. A primeira etapa dessa relação é a definição de pós-humano; isto se concentra particularmente em alguns trabalhos de arte e cinema, tentando reconhecer quais as implicações destes na trama da imaginação coletiva, com referência à dimensão visual de um futuro próximo. O estudo prossegue com uma análise do filme Gattaca (1997), dirigido pelo neozelandês Andrew M. Niccol, e os trabalhos de arte Cypher (2009), que contém uma referência explícita ao filme de Niccol, e GFP Bunny/Alba (2000), ambos criados pelo artista Eduardo Kac. Os trabalhos desses dois autores e sua relação entre si tornam-se o principal eixo de referência para a análise da construção de um imaginário das transformações na relação parental e, de maneira mais ampla, nas relações sociais ligadas à revolução genética artificial.
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