Arquivo e imagens: questões heurísticas e visuais ante à abertura do Arquivo Kamayurá de Etienne Samain
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2019.153568Palavras-chave:
Arquivo, Fotografias, Metodologia, Experimentação, AntropologiaResumo
Este artigo tem o propósito de apresentar uma reflexão sobre os resultados metodológicos e de uma experimentação visual no curso de uma pesquisa antropológica, que se colocou diante do desafio ontológico de abrir um arquivo de 500 fotografias adormecidas durante quase décadas. O arquivo constituído por imagens indígenas, Kamayurá do Alto Xingu, pertencentes ao acervo pessoal do antropólogo, Etienne Samain, foi interrogado à luz da sua própria condição de silêncio e do imperativo de privilegiar, antes de tudo, o ato de olhar e escutar as imagens. Neste artigo, o leitor poderá conhecer o percurso metodológico traçado, acompanhando parte dos resultados provenientes de uma dupla experiência de trabalho realizada neste arquivo fotográfico sobre os índios Kamayurá - a da pesquisa e a do próprio produtor das imagens. Em seguida poderá ver a experimentação visual das Cartas Poéticas de Imagens, constructo de uma experiência de montagem visual com as fotografias do arquivo.
Downloads
Referências
Cunha, Olívia Maria Gomes da. 2004. “Tempo imperfeito: uma etnografia do arquivo”, Mana, v. 10, n. 2, Rio de Janeiro.
Didi-Huberman, Georges. 2002. L’image survivante. Histoire de l’Art et Temps des Fantômes selon Aby Warburg. Paris: Les Éditions de Minuit (versão em português: A imagem sobrevivente. História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013).
Didi-Huberman, Georges. 2010. Remontages du Temps Subi. L’Oeil de L’Histoire, 2. Paris: Les Éditions de Minuit.
Didi-Huberman, Georges. 2011. Atlas ou Le Gai Savoir Inquiet. L’Oeil de L’Histoire, 3. Paris: Les Éditions de Minuit.
Didi-Huberman, Georges. 2012. Imagens apesar de tudo. Lisboa: Imago.
Edwards, E. 2009. “Photography And The Material Performance Of The Past” 1. History and Theory, 48(4), 130-150.
Farge, Arlete. 2009. O Sabor do Arquivo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.
Samain, Etienne. 1991. Moroneta Kamayurá. Mitos e Aspectos da realidade dos Índios Kamayurá – Alto Xingu, Rio de Janeiro: Editora Lidadora.
Samain, Etienne. 2007. A matriz sensorial do pensamento humano. Subsídios para redesenhar uma epistemologia da comunicação. Imagem, visibilidade e cultura midiática. Livro da XV COMPÓS. Orgs. Médola, Ana Sílvia Lopes Davi; Araujo, Denize Correa; Bruno, Fernanda, 63-79. Porto Alegre: Sulina.
Samain, Etienne (org.). 2012. Como pensam as imagens. Campinas: Editora da Unicamp.
Warburg, Aby. 2010. Atlas Mnemosyne. Madrid: Ediciones Akal. Original: Der Bilderatlas Mnemosyne, sob a direção de Martin Warnke e de Claudia Brink. Berlim: Akademie Verlag, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Dados de financiamento
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números do Financiamento 2011/11958-5