Viver como uma águia: uma abordagem sensível da trajetória de um imigrante cubano no Canadá
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.191170Palavras-chave:
Sentidos, Percepção, Abordagem sensível, Antropologia sensorial, Antropologia visualResumo
Este texto propõe uma resenha do curta metragem The Eagle, realizado pelas antropólogas Alexandrine Boudreault-Fournier & Rose Satiko Gitirana Hikiji. Foca nos aportes da abordagem sensível da trajetória de um imigrante cubano no Canadá, Miguel Aguila, proporcionada pelo uso da ferramenta audiovisual. Objetiva refletir sobre as potencialidades dos sentidos e da percepção sensível no exercício de analise da vida social, e mais especificamente das questões ligadas à migração, à doença e outras dificuldades vivenciadas. Destaca como, ao se apoiar nas dimensões associativas, sensíveis e imagéticas em torno da figura de uma águia, as ferramentas audiovisuais podem auxiliar na ampliação do campo de observação mas também na formas de escrita da pesquisa. Constituem um aporte importante na obtenção de elementos e nuances que escapam a atenção imediata, e na maneira pela qual essas nuances são reconstituídas em sons e imagens.
Downloads
Referências
Gélard, Marie-Luce. 2016. Anthropologie sensorielle en France, un champ en devenir ?. L’Homme [Em linha]. https://doi.org/10.4000/lhomme.28868
Laplantine, François. 2005. Le social et le sensible. Introduction à une anthropologie modal. Paris: Téraèdre. https://doi.org/10.4000/rsa.597
Simmel, Georg. 1907/2015. Disgresion sobre la sociologia de los sentidos. Sociologia. Estudios sobre las formas de socializacion, 568-596. Fondo de Cultura Económica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marciglei Brito Morais, Marina Rougeon, Lais Chagas de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.