Etnomusicologia Audiovisual: um velho-novo campo de estudos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.191615Palavras-chave:
Etnomusicologia, Audiovisual, Culturas musicais, Música, FilmeResumo
Resenha de Audiovisual Ethnomusicology: Filming Musical Cultures, de Leonardo D’Amico. Bern: Peter Lang, 2020, 470 p.
Downloads
Referências
Araujo, Samuel e José Alberto Salgado e Silva. 2009. Musical Knowledge, Transmission, and Worldviews: Ethnomusicological Perspectives from Rio de Janeiro, Brazil. The World of Music, v. 51, n. 3: 93-110.
Baily, John. 1988. ICTM Colloquium on Film and Video. Yearbook for Traditional Music, v. 20: 193–198.
Baily, John. 1989. Filmmaking as Musical Ethnography. The World of Music, v. 31, n. 3: 3–20.
Baily, John. 2009. The Art of the ‘Fieldwork Movie’: 35 Years of Making Ethnomusicological Films. Ethnomusicology Forum, v. 18, n. 1: 55–64.
Banks, Marcus e Howard Morphy (ed.). 1997. Rethinking visual anthropology. New Haven; London: Yale University Press.
Banks, Marcus e Jay Ruby. 2012. Made to be seen: perspectives on the history of visual anthropology. Chicago: University of Chicago Press.
Barbash, Ilisa e Lucien Taylor. 1997. Cross-cultural Filmmaking: A Handbook for Making Documentary and Ethnographic Films and Videos. Berkeley: University of California Press.
Crawford, Peter e David Turton (ed). 1992. Film as Ethnography. Manchester: Manchester University Press.
Dauer, Alfons Michael. 1969. Research Films in Ethnomusicology: Aims and Achievements. Yearbook of the International Folk Music Council, v. 1: 226–233.
De Heusch, Luc. 1962. Cinéma et sciences sociales: panorama du film ethnographique et sociologique. Paris: Ateliers de l’Unesco.
Feld, Steven. 1976. Ethnomusicology and Visual Communication. Ethnomusicology, v. 20, n. 2: 293–325.
Grimshaw, Anna. 2008. The Ethnographer's Eye: Ways of Seeing in Modern Anthropology. Cambridge: Cambridge University Press.
Harbert, Benjamin J. 2018. American Music Documentary: Five Case Studies of Ciné-Ethnomusicology. Middletown: Wesleyan University Press.
Henley, Paul e Carlos Flores. 2009. Reflections of an ethnographic filmmaker-maker: an interview with Paul Henley. American Anthropologist, v. 111, n. 1: 93-99.
Hockings, Paul (ed.). 1995. Principles of Visual Anthropology. Berlin; New York: Mouton de Gruyter.
Hood, Mantle. 1971. The Ethnomusicologist. New York: McGraw-Hill.
Killick, Andrew. 2013. Visual Evidence in Ethnomusicology. In The Routledge Companion to Music and Visual Culture, ed. Tim Shephard e Anne Leonard, 75–84. London/New York: Routledge.
Kozinetz, Robert V. 2014. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso.
MacDougall, David. 1998. Transcultural Cinema. Princeton, NJ: Princeton University Press.
MacDougall, David. 2006. The corporeal image: film, ethnography, and the senses. Princeton: Princeton University Press.
Peixoto, Clarice E. 2019. Antropologia & Imagens: o que há de particular na antropologia visual brasileira? Cadernos de Arte e Antropologia, v. 8, n. 1: 131-146.
Pink, Sarah. 2001. Doing visual ethnography: images, media, and representation in research. London: Sage.
Rice, Timothy. 2014. Ethnomusicology: A Very Short Introduction. New York: Oxford University Press.
Rouch, Jean. 1974. The Camera and Man. Studies in the Anthropology of Visual Communication, v. 1, n. 1: 37–44.
Ruby, Jay. 2000. Picturing culture: explorations of film and anthropology. Chicago: University of Chicago Press.
Titon, Jeff Todd. 1992. Representation and Authority in Ethnographic Film/Video: Production. Ethnomusicology, v. 36, n. 1: 89–94.
Zemp, Hugo. 1988. Filming Music and Looking at Music Film. Ethnomusicology, v. 32, n. 3: 393–427.
Zemp, Hugo. 1990. Ethical Issues in Ethnomusicological Filmmaking. Visual Anthropology, v. 3, n. 1: 49–64.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Yuri Prado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Dados de financiamento
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números do Financiamento 2019/27545-3