O conceito de cura e a eficácia performativa em rituais xamânicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.203502

Palavras-chave:

Cura, Eficácia performativa, Ritual, Corporeidade, Xamanismo

Resumo

Este trabalho explora os conceitos de cura e eficácia, argumentando que é necessário ir além da visão biomédica e da antropologia simbólica clássica. Na biomedicina, a cura é comprovada por meio de sinais fisiológicos observados após a ingestão de uma substância. A visão simbólica afirma que os rituais de cura são eficazes porque respondem a importantes questões cosmológicas e ontológicas, provocando a transformação da perspectiva do paciente mediante as representações compartilhadas que instigam mudanças nos níveis psicofisiológicos. Com base em pesquisa sobre as práticas xamânicas entre os indígenas siona da Amazônia colombiana e suas narrativas de experiências de aflição e cura, demonstra-se que a experiência para a restauração do bem-estar envolve mais do que a ingestão de substâncias e/ou símbolos compartilhados. A abordagem performática busca compreender a cura em contextos nos quais o corpo é engajado em sua totalidade, independente de significados simbólicos compartilhados ou efeitos físicos das substâncias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Esther Jean Langdon, Universidade Federal de Santa Catarina

    Esther Jean Langdon é doutora em antropologia pela Tulane University (1974), coordenadora do INCT Brasil Plural, pesquisadora 1B do CNPq e professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Durante sua carreira, se dedicou à pesquisa da relação entre cosmologia xamânica, rituais, performance e narrativa e cotidiano. Seus interesses também incluem políticas de saúde, relação dos indígenas com o Estado e reconfiguração das práticas de saúde e do xamanismo diante das políticas culturais. Atualmente, está engajada no retorno de material etnográfico em colaboração com os esforços dos siona para a revitalização da sua cultura e língua materna. E-mail: estherjeanbr@gmail.com. Tradução: Isabel Santana de Rose.

Referências

Ackerknecht, Edwin. 1942. Problems of primitive medicine. Bulletin of the History of Medicine, vol. 11, no. 3: 503-521.

Apud Peláez, Ismael Eduardo. 2020. Ayahuasca: between cognition and culture: perspectives from an interdisciplinary and reflexive ethnography. Tarragona: URV.

Austin, John Langsaw. 1965. How to do things with words. Oxford: Oxford University Press.

Bauman, Richard. l977. Verbal art as performance. Rowley: Newbury House Publishers Inc.

Bernardino-Costa, Joaze (org.). 2011. Hoasca, ciência, sociedade e meio ambiente. São Paulo: Mercado das Letras.

Brabec de Mori, Bernd. 2021. The power of social attribution: perspectives on the healing efficacy of ayahuasca. Frontiers of Psychology, vol. 12: 748131.

Buchillet, Dominique. 1992. Nobody is there to hear. Desana therapeutic incantations. In Portals of power: shamanism in South America, ed. Esther Jean Matteson Langdon e Gerhard Baer, 211-230. Albuquerque: University of New Mexico Press.

Csordas, Thomas J. 2008a. A retórica da transformação no ritual de cura. In Corpo/significado/cura, 29-100. Porto Alegre: Editora Ufrgs.

Csordas, Thomas J. 2008b. A corporeidade como um paradigma para a antropologia. In Corpo/significado/cura, 101-146. Porto Alegre: Editora Ufrgs.

Curare. 2019. Aesthetics of healing: working with the senses in therapeutic contexts. vol. 42, no. 3+4.

Dawsey, John C. 2005. Victor Turner e antropologia da experiência. Cadernos de Campo, vol. 13: 163-176.

Dobkin de Rios, Marlene. 1972. Visionary vine: psychedelic healing in the Peruvian Amazon. San Francisco: Chandler.

Douglas, Mary. 1966. Purity and danger. London: Routledge and Kegan.

Fausto, Carlos. 2007. Eating animals and humans in Amazonia. Current Anthropology, vol. 48: 517-518.

Frazer, James. 1890/1980. The golden bough: a study in magic and religion. London: Macmillan.

Geertz, Clifford. 1966. Religion as a cultural system. In Anthropological approaches to the study of religion, ed. Michael Banton, 1-46. London: Tavistock Publications.

Geertz, Clifford. 2000. The uses of diversity. In Available light: anthropological reflections on philosophical topics, 68-87. Princeton: Princeton University Press.

Good, Byron J. 1994. Medicine, rationality and experience. New York: Cambridge University Press.

Goodman, Felicitas D. 1990. Where the spirits ride the wind: trance journeys and other ecstatic experiences. Bloomington: University of Indiana Press.

Grob, Charles S. e Jim Grigsby (ed.). 2021. Handbook of medical hallucinogens. New York: Guilford Press.

Groisman, Alberto. 2000. Santo Daime in the Netherlands: an anthropological study of a new world religion in a European setting. Tese de doutorado, University of London, London.

Ingold, Tim. 2015. Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Rio de Janeiro: Vozes.

Kiev, Ari. 1964. Magic, faith and healing. New York: The Free Press.

Kleinman, Arthur. 1978. The failure of western medicine. Human Nature, vol. 11: 63-70.

Kleinman, Arthur. 1980. Patients and healers in the context of culture. Berkeley: University of California Press.

Kleinman, Arthur e Lilias H. Sung. 1979. Why do indigenous practitioners successfully heal? Social Science and Medicine, vol. 13, no. 1: 7-26.

Kopenawa, Davi e Bruce Albert. 2015. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras.

Labate, Beatriz Caiuby, Rafael Guimarães dos Santos e Isabel Santana de Rose. 2008. Religiões ayahuasqueiras: um balanço bibliográfico. Campinas: Mercado das Letras.

Labate, Beatriz Caiuby e Clancy Cavnar (ed.). 2014. Ayahuasca shamanism in the Amazon and beyond. New York: Oxford University Press.

Laderman, Carol e Marina Roseman (ed.). 1996. The performance of healing. New York: Routledge.

Langdon, Esther Jean. 1979. Yagé among the siona: cultural patterns and visions. In Spirits, shamans and stars: perspectives from South America, ed. David L. Browman e Ronald A. Schwarz, 63-82. The Hague: Mouton Publishers.

Langdon, Esther Jean. 2013. La eficacia simbólica de los rituales: del ritual a la performance. In Ayahuasca y salud, ed. Beatriz Caiuby Labate e José Carlos Bouso, 80-119. Barcelona: Los Libros de La Liebre de Marzo.

Langdon, Esther Jean. 2016. A visit to the second heaven: a siona narrative of the yage experience. In Ayahuasca reader: encounters with the Amazon’s sacred vine, ed. Luis Eduardo Luna e Steven F. White, 46-59. Santa Fe: Synergetic Press.

Langdon, Esther Jean. 2017. From rau to sacred plants: transfigurations of shamanic agency among the siona Indians of Colombia. Social Compass, vol. 64, no. 3: 343-359.

Langdon, Esther Jean. 2020. Performance e preocupações pós-modernas na antropologia. In Campo de forças: olhares antropológicos em dança e performance, ed. Laure Garrabé e Maria Acselrad, 135-149. Belém: UFPA.

Langdon, Esther Jean. 2022. Visit to the house of the jaguars: narratives about extraordinary experiences. In Langage, interprétation, représentation: perspectives pluriculturelles, transhistoriques et interdisciplinaires (Langage et pensée, 17), ed. Fionn Bennett, Céline Denat e Patrick Wotling, 39-61. Reims: Éditions et Presses Universitaires de Reims.

Langdon, Esther Jean, Tom Laffay e Pablo Maniguaje-Yaiguaje. 2021. Substâncias e práticas xamânicas contemporâneas entre os siona do Putumayo: a poética e a política de uma visão contemporânea. Platô: Drogas & Políticas, vol. 5, no. 5: 29-54.

Laughlin, Jr. Charles D., John McManus, e Eugene G. d’Aquili 1990. Brain, Symbol e Experience. Boston: Shambhala, New Science Library.

Lévi-Strauss, Claude. 1967a. The sorcerer and his magic. In Structural anthropology, vol. 1, 161-181. New York: Doubleday and Co.

Lévi-Strauss, Claude. 1967b. The effectiveness of symbols. In Structural anthropology, vol. 1, 181-201. New York: Doubleday and Co.

Losonczy, Anne-Marie e Silvia Mesturini Cappo. 2010. Itinéraires du chamanisme ayahuasquero entre Europe et Amériques. Autrement, vol. 4, no. 56: 93-110.

Losonczy, Anne-Marie e Silvia Mesturini Cappo. 2014. Ritualized misunderstanding: between uncertainty, agreement and rupture. In Ayahuasca shamanism in the Amazon and beyond, ed. Beatriz Caiuby Labate e Clancy Cavnar, 106-128. New York: Oxford University Press.

Maluf, Sônia Weidner. 2005. Criação de si e reinvenção do mundo: pessoa e cosmologia nas novas culturas espirituais no sul do Brasil. Antropologia em Primeira Mão, vol. 81: 4-34.

Mauss, Marcel. 1974. Esboço de uma teoria geral da magia. In Sociologia e antropologia, vol. 1, 37-172. São Paulo: EPU, Edusp.

Métraux, Alfred. 1944. Le shamanisme chez les Indiens de l’Amérique du sud tropicale. Acta Americana: 320-341.

Moerman, Daniel E. 1979. Anthropology of symbolic healing. Current Anthropology, vol. 20, no. 1: 59-80.

Ortner, Sherry B. 2011. Teoria na antropologia desde os anos 60. Mana, vol. 17, no. 2: 419-466.

Pereira, Renato Barbosa Rodríguez. 1989. Xamanismo e medicina. Ciências Hoje, vol. 9, no. 50: 40-47.

Platero, Lígia Duque e Isabel Santana de Rose. 2022. “Forest medicines,” kinship alliances and equivocations in the contemporary dialogues between Santo Daime and the Yawanawá. Anthropology of Consciousness, vol. 33: 279-306.

Rivers, William Halse Rivers. 1924. Medicine, magic and religion. London: Kegan Paul, Trench, Trubner & Co. Roseman, Leor, Katrin H. Preller, Evgenia Fotiou e Michael James Winkelman. 2022. Editorial: psychedelic sociality: pharmacological and extrapharmacological perspectives. Frontiers of Pharmacology, vol. 13: 1-5.

Santos-Granero, Fernando. 2012. Beinghood and people-making in native Amazonia: a constructional approach with a perspectival coda. Hau: Journal of Ethnographic Theory, vol. 2, no. 1: 181-211.

Schieffelin, Edward L. 1985. Performance and the cultural construction of reality. American Ethnologist, vol. 12, no. 4: 707-24.

St. John, Graham (ed.). 2008. Victor Turner and contemporary cultural performance. New York: Berghahn Books.

Sullivan, Lawrence E. 1986. Sound and senses: toward a hermeneutics of performance. History of Religions, vol. 26, no. 1: 1-33.

Sullivan, Lawrence E. 1989. Introduction: the quest for well-being and the questioning of medicine. In Healing and restoring: health and medicine in the world’s religious traditions, 1-8. New York: MacMillan.

Tambiah, Stanley Jeyaraja. 1979. A performative approach to ritual. Proceedings of the British Academy, vol. 65: 113-169.

Tunubalá Yalanda, Julio César. 2022. El deber mayor: ontología de las shuras parteras guardianas de la sabiduría ancestral de los pishau, el pueblo de los sueños, cauca (Colombia). Tese de mestrado, Universidad de los Andes, Bogotá.

Turner, Victor. 1964. A Ndembu doctor in practice. In Magic, faith and healing, ed. Ari Kiev, 230-263. New York: The Free Press.

Turner, Victor. 1974. O processo ritual: estrutura e antiestrutura. Petrópolis: Vozes.

Turner, Victor. 1978. Encounter with Freud: the making of a comparative symbologist. In The making of psychological anthropology, ed. George D. Spindler, 558-583. Berkeley: University of California Press.

Turner, Victor. 1987. The anthropology of performance. New York: PAJ Publications.

Turner, Victor. 2008. Dramas, campos e metáforas: ação simbólica na sociedade humana. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense.

Viveiros de Castro, Eduardo. 1996. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. Mana, vol. 2, no. 2: 115-144.

Viveiros de Castro, Eduardo. 2018. Metafísicas canibais: elementos para uma antropologia pós-estrutural. Rio de Janeiro: Ubu.

Whitten, Norman, William Belzner, María Aguinda Mamallacta e Julian Santi Vargas. 1979. Soul vine shaman (Sacha Runa Research Foundation Occasional Paper, no. 5). Urbana: Sacha Runa Research Foundation.

Winkelman, Michael. 2000. Shamanism: the neural ecology of consciousness and healing. Westport: Bergin and Garvey.

Wright, Robin. 1998. Cosmos, self and history in Baniwa religion: for those unborn. Austin: University of Texas Press.

Young, Allen. 1976. Some implications of medical beliefs and practices for social anthropology. American Anthropologist, vol. 78, no. 1: 5-24.

Publicado

2023-09-01

Edição

Seção

Dossiê Mundos em Performance: Napedra 20 Anos

Como Citar

Langdon, Esther Jean Matteson. 2023. “O Conceito De Cura E a eficácia Performativa Em Rituais xamânicos”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 8 (1): e203502 . https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.203502.