Memória reparadora: endereçando amnésia, performando trauma
[Tradução de John C. Dawsey]
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.205060Palavras-chave:
Performance, Trauma, Memória reparadoraResumo
Desde o início da Covid-19, muitos de nós tivemos que lidar com o trauma da perda – a perda de vidas, o desaparecimento de meios de vida, a destruição ambiental, os pressupostos sobre responsabilidade social e política. Sem opor experiências e tratamentos de trauma individualizados e coletivos, proponho que práticas performativas de memória reparativa e performances motivadas por experiências de trauma oferecem às vítimas, aos sobreviventes e ativistas formas para responder às repercussões globais e locais da pandemia, nos estimulando a imaginar futuros de vida possíveis.
Downloads
Referências
Artaud, Antonin. 1958. The Theatre and Its Double (Mary Caroline Richards, trans.). New York: Grove Press.
Boal, Augusto. 1985. Theatre of the Oppressed. Trad. Charles A. & Maria-Odilia Leal McBride. Nova York: Theatre Communications Group.
Butler, Judith. 2004. Precarious Life: The Powers of Mourning and Violence. London, New York: Verso.
Cícero. (1942). On the Orator: Books 1-2 (E. W. Sutton, H. Rackham, trads.). Cambridge: Harvard University Press.
Cotto-Escalera, Brenda Luz. 1995. Grupo Cultural Yuyachkani. Ph. D. Dissertation, University of Texas, Austin.
Dart, Tom. 2015. Textbook passage referring to slaves as ‘workers’ prompts outcry. The Guardian, Oct 2015. Disponível em: https://www.theguardian.com/education/2015/oct/05/mcgraw-hill-textbook-slaves-workers-texas. Acesso em: 25 fev. 2023.
Durkin, Erin. 2020. NYC’s poorest neighborhoods have highest death rates from coronavirus. Politico, 18 maio 2020. Disponível em: http://bit.ly/3HHgpW1. Acesso em: 27 jan. 2023.
Farrel, Joseph. 1997. The Phenomenology of Memory in Roman Culture. The Classical Journal, vol. 92, no. 4: 373-383.
Freud, Sigmund. 1958. Remembering, Repeating and Working-Through. In The Standard Edition of the Complete Psychological Works of Sigmund Freud 1911-1913, vol. 12, 150-151. Londres: Hogarth Press.
Horowitz, David. 2001. Ten Reasons Why Reparations for Slavery is a Bad Idea for Blacks - and Racist Too. The Black Scholar: Journal of Black Studies and Research Volume 31, Issue 2: Black Election: 2000. ttps://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00064246.2001.11431145
Kolk, Bessel van der. 2014. Uncovering Secrets: The Problem of Traumatic Memory. In The Body Keeps the Score, 173-201. Londres: Penguin Books.
Lecoq, Jacques. 2003. El Cuerpo Poético: Una Pedagogía de la Creacion Teatral. Barcelona: Alba Editorial.
Micheletto, Karina. 2021. Las madres volvieron a su plaza. Página 12, 3 set. 2021. Disponível em: http://bit.ly/3WQXrk6. Acesso em: 7 set. 2021.
Nakazawa, Donna Jackson. 2015. Chilhood Disrupted: How Your Biography Becomes Your Biology, and How You Can Heal. New York: Atria.
Rancière, Jacques. 2009. The Emancipated Spectator (Gregory Elliott, trans.). London, New York: Verso.
Schechner, Richard. 1985. Between Theatre and Anthropology. Philadelphia: The University of Pennsylvania Press.
Scott, Jaschik. 2023. “Systemic” Disappeared From AP African American Studies. Inside Higher Education, Fev. 21. Disponível em: https://www.insidehighered.com/quicktakes/2023/02/21/%E2%80%98systemic%E2%80%99-disappeared-ap-african-american-studies. Acesso em: 24 fev. 2023.
Sedgwich, Eve Kosofsky. 2003. Touching Feeling. Durham: Duke University Press.
Serwer, Adam. 2020. The Coronavirus was an Emergency until Trump Found Out Who was Dying. The Atlantic, maio 2020. Disponível em: http://bit.ly/3wGEqqg. Acesso em: 27 jan. 2023.
Taylor, Diana. 1997. Disappearing Acts. Durham: Duke University Press.
Taylor, Diana. 2003. Archive and Repertoire. Durham: Duke University Press.
Taylor, Diana. 2006. Trauma and Performance: Lessons from Latin America. PMLA, v. 121, n. 5 (out.).
Yates, Frances. 1966. The Art of Memory. Londres: Routledge and Kegan Paul.
Yuyachkani; Watanabe, José. 2000. Antígona. Disponível em: http://hemi.nyu.edu/course-nyu/NYU%20fall%202006/readings/7/Yuyachkani/ANTIGONA.pdf. Acesso em: 25 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 John Cowart Dawsey

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.