Jornadas performativas para reencantamento de Mundos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.208275

Palavras-chave:

Performance, Processo criativo, Corpo-memória, Presença, Natureza

Resumo

Neste artigo, discorremos sobre o processo de criação da obra Mundos, do coletivo Teatro do Instante, vinculado ao Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Com a deflagração da pandemia de covid-19, o trabalho de criação foi redimensionado para ocorrer sem a presença física dos artistas, fator inicialmente considerado crucial. O interdito se desdobrou em uma busca que envolveu não apenas a pesquisa acerca de possibilidades poéticas e de presença síncrona em telas digitais, como também em mergulhos e fabulações em nossas telas mentais. Experimentamos diferentes modos de estar temporalmente juntas, em distintas naturezas de distâncias, com e sem intermédio de telas, em práticas como viagens xamânicas, diálogos e experimentos tele(em)páticos, fluxos de escrita automática, registros de sonhos, consultas e criações oraculares. Revisitamos e partilhamos alguns rastros desse processo de dois anos e meio que, de um modo ou de outro, constituíram aquilo que resultou na obra fílmica Mundos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alice Stefânia Curi, Universidade de Brasília

    Alice Stefânia é atriz e diretora, com pós-doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), coordena o grupo de pesquisa Poéticas do Corpo e é artista-pesquisadora do coletivo Teatro do Instante. Tem artigos publicados em livros e periódicos na área de artes, publicou o livro Traços e devires de um corpo cênico, pela editora Dulcina, e participou da organização do livro Poéticas do corpo: instantes em cena, pela editora UnB. E-mail: alicestefania@gmail.com

     

  • Rita de Almeida Castro, Universisade de Brasília

    Rita de Almeida Castro é atriz e diretora, com pós-doutorado em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutorado em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Coordena o grupo de pesquisa Poéticas do Corpo e é artista-pesquisadora no coletivo Teatro do Instante. Tem artigos publicados na área de antropologia e artes, publicou o livro Ser em cena. Flor ao vento. Etnografia de olhares híbridos e participou da organização do livro Poéticas do corpo: instantes em cena, ambos pela editora UnB. E-mail: ritadealmeidacastro@gmail.com

  • Giselle Rodrigues de Brito, Universidade de Brasília

    Giselle Rodrigues de Brito é coreógrafa, atriz e diretora. Doutora em Artes pela Universidade de Brasília. Professora e chefe do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Desde 2004 coordena o Núcleo Experimental em Movimento, em parceria com o ator Lupe Leal. Integra o coletivo Teatro do Instante como atriz e diretora de movimento. Diretora da companhia BasiraH – Dança Contemporânea por 15 anos, responsável pela montagem de mais de 20 espetáculos na área de dança-teatro. E-mail: gisellerbrito@gmail.com

     

Referências

Bachelard, Gaston. 2002. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes.

Bashô, Matsuo. 1997. Trilha estreita ao confim. São Paulo: Iluminuras.

Bashô, Matsuo. 2016. O eremita viajante [haikus – obra completa]. Porto: Porto Editora.

Fischer-Lichte, Erika. 2019. Estética do performativo. Lisboa: Orfeu Negro.

Flaszen, Ludwik e Carla Pollastrelli. 2007. O teatro laboratório de Jerzy Grotowski: 1959-1969. São Paulo: Perspectiva, Sesc-SP.

Kastrup, Virgínia. 2007. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica.

Levy, Carminha. 2002. Xamanismo matricial: as cartas sagradas da Madona Negra e Divino Espírito Santo. São Paulo: Outras Palavras.

Mancuso, Stefano. 2021. A planta do mundo. São Paulo: Ubu.

Rolnik, Suely. 2019. Esferas da insurreição: notas para uma vida cafetinada. São Paulo: n-1 edições.

Sams, Jamie. 2017. As cartas do caminho sagrado: a descoberta do ser através dos ensinamentos dos índios norte-americanos. Rio de Janeiro: Rocco.

Sams, Jaime e David Carson. 2017. Cartas xamânicas: a descoberta do poder através da energia dos animais. Rio de Janeiro: Rocco.

Publicado

2023-09-04

Edição

Seção

Dossiê Mundos em Performance: Napedra 20 Anos

Como Citar

Curi, Alice Stefânia, Rita de Almeida Castro, e Giselle Rodrigues de Brito. 2023. “Jornadas Performativas Para Reencantamento De Mundos”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 8 (1): e208275. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.208275.