As melhores observações: crianças do Bairro da Torre e seu olhar sobre o mundo que as cerca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2025.209028

Palavras-chave:

Pesquisa-ação participativa, Photovoice, Infâncias, Margens urbanas

Resumo

Na pesquisa que deu origem a este ensaio, quisemos nos aproximar da visão das crianças que moravam no Bairro da Torre, na Área Metropolitana de Lisboa (freguesia de Camarate, município de Loures, Portugal): como enxergavam seu local de moradia? O seu bairro, sua cidade? Como produziam seus espaços de brincadeira? A partir destas questões e através da expressão das crianças por meio da fotografia, pudemos apreender mais sobre o seu mundo e a sua vida cotidiana. Por meio do photovoice, dispositivo de pesquisa que possibilita o uso de imagens fotográficas produzidas pelos próprios sujeitos de pesquisa, foi fomentada a abertura de um espaço dialógico com nossos sujeitos crianças, evocando suas memórias, suas reflexões e narrativas sobre os lugares em que moram atualmente, possibilitando a sua revisitação por meio das suas fotografias. Através das imagens que produziram, pudemos adentrar no seu universo e apreender seu lugar pela sua voz. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila Andrade dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

    Doutoranda em Design na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAUL). Pesquisa a relação entre Design e Direito à Cidade na perspectiva das crianças em situação de margem urbana e a sua participação no planejamento de espaços públicos e equipamentos para brincar. É investigadora do REDES - Research and Education in Design do CIAUD (FAUL). No Brasil, é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

  • Rosa Arma, Universidade de Lisboa
    Doutoranda em Arquitetura pela FA.ULisboa, onde desenvolve a sua investigação sobre o impacto socioespacial da intervenção interativa nos bairros autoproduzidos da Área Metropolitana de Lisboa. É membro colaborador do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD – FA.ULisboa) desde 2018 e membro do GESTUAL desde 2016.

Referências

Arma, R. (2022). Resistência urbana pelas imagens. Duas experiências no Bairro da Torre. urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v.14, e20210129.

Arma R; Santos, C. A. (no prelo). Photovoice and research with children in Design and Architecture – proximity between researchers and research subjects. In International Research & Education in Design Conference 2022 — REDES2022

Publicado

2025-11-11

Edição

Seção

G.I.S - Gestos, Imagens e Sons

Como Citar

Santos, Camila Andrade dos, e Rosa Arma. 2025. “As Melhores observações: Crianças Do Bairro Da Torre E Seu Olhar Sobre O Mundo Que As Cerca”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 10 (1): e209028. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2025.209028.