As Gaviãs da Fiel: um ensaio visual das mulheres nas torcidas organizadas de futebol
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2024.210447Palavras-chave:
Torcidas Organizadas de Futebol, Fotoetnografia, Torcedoras, Gaviãs da Fiel, Antropologia das práticas esportivasResumo
Neste ensaio fotoetnográfico buscamos apresentar uma discussão acerca da multiplicidade imagética de experiências e narrativas dentro das Torcidas Organizadas de futebol. Ao partirmos de uma perspectiva das mulheres Gaviãs que compõem uma das maiores torcidas organizadas do país, os Gaviões da Fiel, tencionamos a expressividade desse coletivo apresentado visualmente na mídia, e também em grande parte dos trabalhos etnográficos, como apenas masculino e hegemônico. Com este ensaio, amparado em uma leitura fotoetnográfica que temos realizado ao longo dos últimos anos em nossos trabalhos de campo, buscamos potencializar o protagonismo que não costuma aparecer nas imagens “oficiais” e imaginativas sobre as torcidas organizadas, ou seja, das torcedoras, que pouco receberam atenção na mídia jornalística e nas pesquisas etnográficas ao longo da história, ainda que estivessem atuando tanto, e por vezes até mais que os próprios homens.
Downloads
Referências
Achutti, Luiz Eduardo Robinson. 1997. Fotoetnografia: um estudo de Antropologia Visual sobre cotidiano, lixo e trabalho. Porto Alegre: Tomo.
Andrade, Marianna. 2022. Para além da arquibancada: uma etnografia sobre as "Gaviãs" da Fiel. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), UNIFESP, São Paulo.
Andrade, Marianna e Souza Junior, Roberto. 2021a. Uma galeria fotoetnográfica dos Gaviões da Fiel (parte 1): os corpos que torcem. Ludopédio, São Paulo, v. 146, n. 26.
Andrade, Marianna e Souza Junior, Roberto. 2021b. Uma galeria fotoetnográfica dos Gaviões da Fiel (parte 2): a materialidade do torcer. Ludopédio, São Paulo, v. 146, n. 50.
Andrade, Marianna e Souza Junior, Roberto. 2022a. “Que saudade que eu tava de torcer pelo carnaval”: um ensaio fotoetnográfico dos Gaviões da Fiel (parte 1). Ludopédio, São Paulo, v. 155, n. 7.
Andrade, Marianna e Souza Junior, Roberto. 2022b. “Que saudade que eu tava de torcer pelo carnaval”: um ensaio fotoetnográfico dos Gaviões da Fiel (parte 2) . Ludopédio, São Paulo, v. 155, n. 21.
Andrade, Marianna e Souza Junior, Roberto. 2023. Retratos do cotidiano: torcedores organizados. Ludopédio, São Paulo, v. 164, n. 19.
Caiuby Novaes, Sylvia (org.). 2015. Entre arte e ciência: a fotografia na antropologia. São Paulo: EdUSP.
Hikiji, Rose Satiko Gitirana. 2012. Imagem - violência - Etnografia de um cinema provocador. 1. ed. São Paulo: Terceiro Nome, v. 1. 200p.
Ho Kim, Joon. 2015. O rúgbi em cadeira de rodas: um breve ensaio sobre a (des)construção da imagem da deficiência física. In: CAIUBY NOVAES, Sylvia (org.). Entre arte e ciência: a fotografia na antropologia. São Paulo: EdUSP, p. 43-70.
Souza Junior, Roberto. 2021. Um preto e branco colorido: (des)construindo a imagem de torcedores organizados através da fotografia etnográfica. Pensata: Revista Dos Alunos Do Programa De Pós-Graduação Em Ciências Sociais Da UNIFESP, 9(2).
Souza Junior, Roberto. 2022. Torcidas organizadas entre futebol e carnaval: uma etnografia sobre a materialização do torcer e do sambar nos Gaviões da Fiel. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social), UFSCar, São Paulo.
Toledo, Luiz H. 1996. Torcidas Organizadas de futebol. Campinas: Autores Associados/Anpocs.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Roberto Souza Junior, Marianna Andrade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Dados de financiamento
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números do Financiamento 2022/14384-4 -
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento 88887.714228/2022-00
