Documentário transmídia e dispositivos tecnológicos como estratégia de comunicação e sensibilização em temas sociais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2024.213136Palavras-chave:
Documentário Transmídia, Dispositivos Tecnológicos, Antropologia Visual, Hollow, Projeto QuipuResumo
O artigo analisa duas plataformas que utilizam as potencialidades das novas tecnologias como possibilidade de produção, transmissão e sensibilização em temas sociais. O documentário Hollow é produzido parcialmente por smartphones e mostra a possibilidade de reunir diversos elementos para tratar sobre o êxodo rural em uma cidade norte-americana. Já o Projeto Quipu oferece novas perspectivas a representação e a preservação de memórias de mulheres e homens que foram forçadamente esterilizados na década de 1990, no Peru. O documentário vale-se das possibilidades dos smartphones para conduzir a narrativa. A ideia do documentário é iniciada por meio de uma linha telefônica gratuita disponibilizada aos depoentes. Os usuários também podem gravar uma mensagem de resposta nos depoimentos. Em ambas as produções, percebe-se que a junção de elementos audiovisuais com dispositivos tecnológicos pode contribuir com o desenvolvimento de pesquisas etnográficas, já que o emprego desses dispositivos cria registros mais imediatos e próximos à realidade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Ana Carolina Moura Fernandes de; REIS, Graziela Tavares de Souza. A violência de gênero como estratégia de poder: as esterilizações forçadas contra mulheres indígenas no Peru. Extraprensa, v. 15, p. 566-582, 2022.
BARBOSA, Andréa; CAMARGO, Fernando Monteiro. Vila Maria Zélia, memórias,
imagens e produção de um lugar. Campos, vol. 23, n. 1, p.143-171, 2022.
FILMMAKER, Magazine; MIT, Open Documentary Lab. The New Digital Storytelling Series: Elaine McMillion. Filmmaker Magazine (https://filmmakermagazine.com/). Publicado em 14 de março de 2013. Disponível em: <https://filmmakermagazine.com/66938-the-new-digital-storytelling-series-elaine-mcmillion/#.ZCGmq8LMJPa>.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
LEMOS JR, Urbano; GOSCIOLA, Vicente. Representação e preservação de memórias no documentário interativo Projeto Quipu. Esferas, vol. 18, p. 150-159, 2020.
MARTIS, Alice Fátima. As hiper mulheres kuikuro: apontamentos sobre cinema, corpo e performance. Sociedade e Estado, vol. 29, n. 3, p. 747–766, 2014.
NOVAES, Sylvia Caiuby. Antropologia e Imagem. Teoria e Cultura, v. 15 n. 3, p. 13-27, 2020.
NOVAES, Sylvia Caiuby. Entre a harmonia e a tensão: as relações entre Antropologia e imagem. Revista Anthropológicas, ano 13, vol. 20, p. 9-26, 2009.
RENÓ, Denis; AMÉRICO, Marcos; BRESSAN, Danilo. O valor imagético no ecossistema midiático a partir do documentário transmídia Hollow. Cuadernos de Música, vol. 12, n. 1, p. 63-77, 2017.
VILCHES, Lorenzo. A migração digital. São Paulo: Loyola, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urbano Lemos Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.