Conjuntos musicais comunitários e os impactos da pandemia: um estudo de caso da Banda Dona Gabriela

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2024.214870

Palavras-chave:

Bandas de música, Covid-19, Comunidades de Prática, Musicar local, Etnografia

Resumo

A Banda Dona Gabriela é uma banda de música de São João da Boa Vista - SP,  com mais de 80 anos de existência e que performa semanalmente na praça central da cidade. Com a pandemia de Covid-19, paralisou completamente suas atividades, retornando, com modificações, somente em maio de 2022. Neste artigo apresentamos sua trajetória e uma etnografia de suas atividades com o objetivo de analisar os impactos e desafios que a pandemia provocou no grupo. Nos valendo do conceito de Comunidade de Prática, analisamos suas práticas cotidianas e identificamos tensões endêmicas às bandas, que como argumentamos, foram agravadas com a pandemia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Henrique Amancio Gião, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)'

    Bacharel em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (2023). Durante a graduação, pesquisou o musicar da "Banda Dona Gabriela" de São João da Boa Vista - SP, em iniciação científica vinculada ao Projeto Temático Fapesp '"Musicar local: novas trilhas para a etnomusicologia". Além de pesquisador, atua como instrumentista e compositor de trilhas sonoras. Tem como áreas de interesse: etnomusicologia, antropologia, estudos sobre música popular e análise do discurso. E-mail: jhagiao@gmail.com

  • Suzel Ana Reily

    SUZEL ANA REILY é Professora Titular de Etnomusicologia do Departamento de Música do Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas. Ela coordena o Projeto Temático FAPESP “O Musicar Local – novas trilhas para a etnomusicologia”. Suas publicações incluem: Voices of the Magi: enchanted journeys in southeast Brazil (Chicago, 2002) e a organização de The Oxford Handbook of Music in World Christianities (com J. Dueck, Oxford University Press, 2016) e Routledge Companion to the Study of Local Musicking (com K. Brucher, Routledge, 2018), contemplado com o 2019 Ellen Koskoff Edited Volume Prize. E-mail: sreily@unicamp.br

Referências

Barbosa, Maria Madalena Mota. 2017. Banda Dona Gabriela, modificações e adaptações no grupo: Permanência da Corporação Musical na sociedade contemporânea (2005– 2016). Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa.

Boonzajer Flaes, Robert M. 2000. Brass unbound: secret children of the colonial brass band. Amsterdam: Kit Pub.

Brucher, Katherine, Suzel Ana Reily. 2013. “Introduction: The World of Brass Band”. In: Brass Bands of the World: Militarism, Colonial Legacies, and Local Music Making, ed. Katherine

Brucher e Suzel Ana Reily, 1-31. New York: Routledge.

Costa, Manuela Areias. 2011. “Música e história: um estudo sobre as bandas de música civis e suas apropriações militares”. Tempos Históricos, v. 15, 240-60. https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/5707.

Daumas, Daniel. 2017. “Descolonizando a banda de música: epistemologia, tradição e práxis sonora”. DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música, n. 19, 20-37. : http://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/6986.

Herbert, Trevor. 2000. “Introduction”. In: The British Brass Band: a musical and social history, ed Trevor Herbert. 1-9. Oxford: Oxford University Press.

Herbert, Trevor. 2016. “Brass and military bands in Britain - performance domains, the factors that construct them and their influence.” In: Brass Bands of the World: Militarism, Colonial Legacies, and Local Music Making, ed. Katherine Brucher e Suzel Ana Reily, 33-54. New York: Routledge.

Finnegan, Ruth. 1989. The Hidden Musicians: Music-making in an English town. Middletown, CT: Wesleyan University Press.

Lave, Jean e Etienne Wenger. 1991. Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press.

Páteo, Maria Luisa de Freitas Duarte do. 1997. Bandas de música e cotidiano urbano. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas. Campinas. http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/116653.

Reily, Suzel Ana. 2013. From Processions to Encontros: The Performance Niches of the Community Bands of Minas Gerais, Brazil. In: Brass Bands of the World: Militarism, Colonial Legacies, and Local Music Making, ed. Katherine Brucher e Suzel Ana Reily, 99-122. New York: Routledge..

Reily, Suzel Ana. 2021. “O Musicar Local E a produção Musical Da Localidade”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 6 (1). São Paulo, Brasil: e-185341. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.185341.

Small, Christopher. 1998. Musicking: The Meanings of Performance and Listening. Middletown, Ct: Wesleyan University Press.

Turino, Thomas. 2008. Music as Social Life: The Politics of Participation. Chicago: The University of Chicago Press.

Wenger, Etienne. 1998. Communities of practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press.

Wenger, Etienne, Richard McDermott e William Snyder. 2002. Cultivating communities of practice: a guide to managing knowledge. Boston, Massachusetts: Harvard Business School Press.

Wenger-Trayner, Etienne e Beverly Wenger-Trayner. 2015. Communities of practice: A brief introduction. http://wenger-trayner.com/introduction-to-communities-of-practice/.

Publicado

2024-08-21

Edição

Seção

Artigos

Dados de financiamento

Como Citar

Gião, João Henrique Amancio, e Suzel Ana Reily. 2024. “Conjuntos Musicais comunitários E Os Impactos Da Pandemia: Um Estudo De Caso Da Banda Dona Gabriela”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 9 (1): e214870 . https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2024.214870.