Conjuntos musicais comunitários e os impactos da pandemia: um estudo de caso da Banda Dona Gabriela
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2024.214870Palavras-chave:
Bandas de música, Covid-19, Comunidades de Prática, Musicar local, EtnografiaResumo
A Banda Dona Gabriela é uma banda de música de São João da Boa Vista - SP, com mais de 80 anos de existência e que performa semanalmente na praça central da cidade. Com a pandemia de Covid-19, paralisou completamente suas atividades, retornando, com modificações, somente em maio de 2022. Neste artigo apresentamos sua trajetória e uma etnografia de suas atividades com o objetivo de analisar os impactos e desafios que a pandemia provocou no grupo. Nos valendo do conceito de Comunidade de Prática, analisamos suas práticas cotidianas e identificamos tensões endêmicas às bandas, que como argumentamos, foram agravadas com a pandemia.
Downloads
Referências
Barbosa, Maria Madalena Mota. 2017. Banda Dona Gabriela, modificações e adaptações no grupo: Permanência da Corporação Musical na sociedade contemporânea (2005– 2016). Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa.
Boonzajer Flaes, Robert M. 2000. Brass unbound: secret children of the colonial brass band. Amsterdam: Kit Pub.
Brucher, Katherine, Suzel Ana Reily. 2013. “Introduction: The World of Brass Band”. In: Brass Bands of the World: Militarism, Colonial Legacies, and Local Music Making, ed. Katherine
Brucher e Suzel Ana Reily, 1-31. New York: Routledge.
Costa, Manuela Areias. 2011. “Música e história: um estudo sobre as bandas de música civis e suas apropriações militares”. Tempos Históricos, v. 15, 240-60. https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/5707.
Daumas, Daniel. 2017. “Descolonizando a banda de música: epistemologia, tradição e práxis sonora”. DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música, n. 19, 20-37. : http://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/6986.
Herbert, Trevor. 2000. “Introduction”. In: The British Brass Band: a musical and social history, ed Trevor Herbert. 1-9. Oxford: Oxford University Press.
Herbert, Trevor. 2016. “Brass and military bands in Britain - performance domains, the factors that construct them and their influence.” In: Brass Bands of the World: Militarism, Colonial Legacies, and Local Music Making, ed. Katherine Brucher e Suzel Ana Reily, 33-54. New York: Routledge.
Finnegan, Ruth. 1989. The Hidden Musicians: Music-making in an English town. Middletown, CT: Wesleyan University Press.
Lave, Jean e Etienne Wenger. 1991. Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press.
Páteo, Maria Luisa de Freitas Duarte do. 1997. Bandas de música e cotidiano urbano. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas. Campinas. http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/116653.
Reily, Suzel Ana. 2013. From Processions to Encontros: The Performance Niches of the Community Bands of Minas Gerais, Brazil. In: Brass Bands of the World: Militarism, Colonial Legacies, and Local Music Making, ed. Katherine Brucher e Suzel Ana Reily, 99-122. New York: Routledge..
Reily, Suzel Ana. 2021. “O Musicar Local E a produção Musical Da Localidade”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 6 (1). São Paulo, Brasil: e-185341. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.185341.
Small, Christopher. 1998. Musicking: The Meanings of Performance and Listening. Middletown, Ct: Wesleyan University Press.
Turino, Thomas. 2008. Music as Social Life: The Politics of Participation. Chicago: The University of Chicago Press.
Wenger, Etienne. 1998. Communities of practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press.
Wenger, Etienne, Richard McDermott e William Snyder. 2002. Cultivating communities of practice: a guide to managing knowledge. Boston, Massachusetts: Harvard Business School Press.
Wenger-Trayner, Etienne e Beverly Wenger-Trayner. 2015. Communities of practice: A brief introduction. http://wenger-trayner.com/introduction-to-communities-of-practice/.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 João Henrique Amancio Gião, Suzel Ana Reily

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Dados de financiamento
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números do Financiamento 2019/08171-5;2016/05318-7
