Noites alienígenas: entre o fantástico e o ordinário na antropologia especulativa do cinema acreano
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2024.214912Palavras-chave:
Antropologia especulativa, Antropologia e cinema, Cinema acreano, Violência urbana, JuventudeResumo
Este artigo analisa o filme Noites Alienígenas (Sérgio de Carvalho 2022) a partir da proposta de ficção como “antropologia especulativa”, de Juan José Saer. São abordadas a criação de alteridades autóctones e alienígenas a partir da discussão da construção imagética e narrativa de Rio Branco – tomando a cidade como um personagem central do filme –, e dos demais personagens do filme, retomando Michael Taussig e Tzvetan Todorov; a relação entre modos de vida, violência e cotidiano, em um diálogo com Veena Das e Donna Haraway; e a copoiesis de masculinidades, feminilidades e parentescos que engendram formas de habitar mundos e ficar com o problema.
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Referências
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