Repatriação digital: o caso do acervo da missão de pesquisas folclóricas sobre os Pankararu
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2024.215012Palavras-chave:
Missão de Pesquisas Folclóricas, Pankararu, Repatriação digital, História, FotografiaResumo
Em 1938, Mário de Andrade criou no Departamento de Cultura da cidade de São Paulo a Missão de Pesquisas Folklóricas, cujo objetivo era percorrer as regiões norte e nordeste do Brasil para coletar material etnográfico e museográfico de culturas populares. No início de março de 1938, a Missão foi para a aldeia Pankararu de Brejo dos Padres, no estado de Pernambuco, aonde coletou artefatos e registrou manifestações culturais. Esses arquivos estão hoje na Discoteca Oneyda Alvarenga, do Centro Cultural São Paulo, e foram recentemente repatriados digitalmente para os Pankararu que vivem em São Paulo. Este ensaio fotográfico faz uma retrospetiva da coleta e da repatriação e analisa as dinâmicas criadas.
Downloads
Referências
Albuquerque, Marcos Alexandre dos Santos. 2009.Os Pankararu e o Associativismo Indígena na Cidade de São Paulo. Tellus, n. 16:229-235.
Albuquerque, Marcos Alexandre dos Santos. 2011. O Regime Imagético Pankararu (Tradução Intercultural na Cidade de São Paulo). Tese de Doutorado em Antropologia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Albuquerque, Marcos Alexandre dos Santos. 2014. O Praiá Pankararu. Objeto-fetiche Modernista. PROA: Revista de Antropologia e Arte, 1(5).
Arruti, José Maurício. 2019. História de Lídia: esbozo étnico-biográfico de uma Pankararu, entre aldeia e metrópoli, Confluenze, vol. XI, n° 2:134-167.
Carlini, Alvaro. 2000. A Viagem na Viagem. Maestro Martin Braunwieser na Missão de Pesquisas Folclóricas do Departamento de Cultura de São Paulo: diário e correspondências à família. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Lovo, Arianne Rayis. 2017. Lá, sendo o lugar deles, é também o meu lugar »: pessoa, memória e mobilidade entre os Pankararu. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas.
Matta, Priscilla. 2005. Dois Elos da Mesma corrente - Uma etnografia da corrida do Umbu e da Penitência entre os Pankararu. Dissertação de Mestrado em Antropologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Menezes, Hildebrando. 1935. Os Praiás de Tacaratú. Revista do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano:45-48.
Menta, Cyril. No prelo. «Un second souffle. La danse des búzios au prisme de sa ‘réaffirmation’ culturelle par les Pankararu », Journal de la Société des Américanistes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cyril Menta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
