Por uma “semântica da potência”: o caso de um “cinema menor” no brasil recente
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2024.215976Palavras-chave:
Cinema menor, Semântica da potência, Linhas de fuga, Reconhecimento, Zel JuniorResumo
O fake trailer intitulado As Panteras do Lula (https://www.youtube.com/c/zeljunior), estreado e “viralizado” em março/abril de 2022, bem como a conexão com Zel Junior, seu realizador, são os alicerces do ensaio, que aborda o conceito de “cinema menor” no contexto de uma gramática impotente do Brasil contemporâneo. A escrita se baseia na análise da forma e do conteúdo do referido vídeo, a partir da estrutura a costurar as seguintes partes: 1) o artista-cineasta-interlocutor e sua obra; 2) o (pré)contexto sociopolítico do país; e 3) perspectivas teórico-conceituais sobre noções de “semântica da potência”, “linhas de fuga” e “reconhecimento”, por meio de conversas com autores/as como B. Epinosa, F. Guattari, G. Deleuze, A. Honneth, W. Brown e J. Butler.
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