Homenagem a Mestre Pinguim, doutor de notório saber pelo núcleo de antropologia, performance e drama da Universidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2024.216907Palavras-chave:
Mestre Pinguim, Mestre Gato, Capoeira Angola, Grupo Guerreiros de Senzala, Núcleo de Artes Afro-brasileiras da Universidade de São PauloResumo
Nosso texto procura abordar memórias individuais e coletivas vividas junto a Mestre Pinguim, em movimentos entrelaçados com as convivências com Mestre Gato Preto e trabalhos do Grupo de Capoeira Angola Guerreiros de Senzala, apontando para a formação do Núcleo de Artes Afro-brasileiras da Universidade de São Paulo (USP) até os dias atuais. A dinâmica do texto está dividida em duas partes, com autoria distinta em cada uma delas: a primeira parte, em tom narrativo, remete ao período de 1997, inicio dos trabalhos na USP, a 2007, ano da formação oficial do Núcleo. A segunda parte transita entre relatos pessoais e suas conexões a respeito da importância epistemológica e pedagógica do trabalho de Mestre Pinguim na Universidade de São Paulo, que congregou outros mestres e mestras de notório saber nessa construção coletiva do Núcleo de Artes Afro-Brasileiras, muitos dos quais passaram a visitar e revisitar nosso Espaço ano a ano.
Downloads
Referências
CARVALHO, J.; FLÓREZ, J. Encuentro de saberes: Huellas de memoria pluriversa y descolonización de la Universidad contemporânea. Arxius de Sociologia. Valencia: Universitat de Valencia. n. 39, 2018.
CARVALHO, José Jorge de. Notório saber para os mestres e mestras dos povos e comunidades tradicionais: Uma Revolução no Mundo Acadêmico Brasileiro. In: INCT, Instituto de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, Cadernos de Inclusão No 08. INCTI/UNB/CNPq, 2016.
COUTINHO, Daniel. O ABC da capoeira angola: os manuscritos de Mestre Noronha. Brasília: Defer, 1993.
DPI/IPHAN. Samba de Roda do Recôncavo Baiano. Brasília, DF: IPHAN, 2006.
Dossiê 04. DPI/IPHAN. Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira. Brasília, DF: IPHAN, 2014. Dossiê 12.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro no Brasil: ausências, emergências e a produção de saberes. Política & Sociedade (Online), v. 10, 2011.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar. Poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.
______ . Afrografias da memória. O Reinado do Rosário no Jatobá. 2a edição. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Mazza Edições, 2021.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Tradução de Eliana Lourenço de Lima Reis, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
CD Grupo Mestre Gato Preto e Mestre Pedro Feitosa, Associação de Capoeira Liberdade. Gravação Musart Digital Studio, Sorocaba. 1999. https://velhosmestres.com/br/gato-1930. Acesso em 08/10/2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thiago Marcelo Mendes, Eliany Cristina Ortiz Funari

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
