Fantasias sonoras e experiências imersivas: um estudo de caso sobre bandas sonoras de videojogos (1980-2010)

Autores

  • Paula Guerra Universidade do Porto
  • Rodrigo Diogo Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2024.217684

Palavras-chave:

Videojogos, Música, Tecnologia, Experiências Imersivas

Resumo

Uma das fontes mais prolixas de abordagem das práticas de fruição pelas e nas telas digitais advém do consumo dos videojogos. A nossa abordagem advém da fruição de videojogos, considerando os sons (bandas sonoras) que acompanham e produzem esses cenários virtuais imersivos, enaltecendo‑os como uma forma significante de conduzir o comportamento virtual/digital dos atores sociais numa realidade paralela. A música que escolta os videojogos – aliados à noção de património cultural – revela o papel que os videojogos possuem no reforço de identidades individuais e coletivas em tempos de modernidade tardia, bem como possuem um papel determinante no despontar de memórias coletivas. Encarar os videojogos como património cultural reflete um sentimento nostálgico que acompanha não só os consumidores, como a evolução da indústria dos jogos. Propomos, neste artigo, uma abordagem relacional de experiências imersivas virtuais, através da música, em quatro videojogos icónicos, um por cada década (entre 1980 e 2010).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Adorno, T. 1976. Introduction to the sociology of music. New York: Seabury.

Baird, S. 2021. FF7: The English Lyrics for sephiroth’s theme & what they mean. Screen Rant, 26/02/2021. https://screenrant.com/f77-sephiroth-one-winged-angel-english-translation-meaning/ (acessado em 10 de outubro de 2023).

Belk, R. e Kozinets, R. 2006. Introduction to the Resonant Representations Issue of Consumption, Markets and Culture. Consumption, Markets & Culture, vol. 8, n.º 8: 195-203.

Bourdieu, P. 1996. As regras da arte: génese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras.

Boury, E.S. e Mustaro, P.N. 2013. Um estudo sobre áudio como elemento imersivo em jogos eletrônicos. SBC – Proceedings of SBC Games 2013, Art & Design Track: 345-352. https://www.sbgames.org/sbgames2013/proceedings/artedesign/41-dt-paper.pdf (acessado em 10 de outubro de 2023).

Brown, A.; Luterbach, K. e Sugar, W. 2009. The Current State of Screencast Technology and What is Known About its Instructional Effectiveness. Waynsville: Association for the Advancement of Computing in Education (AACE). https://www.learntechlib.org/primary/p/30870/

Colantonio, G. 2022. Final Fantasy VII is more relevant than ever, 25 years later. Digital Trends, 31/01/2022. https://www.digitaltrends.com/gaming/final-fantasy-vii-25-years/ (acessado em 7 de outubro de 2023).

Corbett, N. 2021. How Persona 5 Royal’s Soundtrack Tells the Game’s Story. CBR, 21/06/2021. https://www.cbr.com/persona-5-soundtrack-important-songs/ (acessado em 8 de outubro de 2023).

Deleuze, G. e Krauss, R. 1983. Plato and the Simulacrum. October, vol. 27: 45–56.

DeNora, T. 2004. Music in everyday life. Cambridge: Cambridge University Press.

DeNora, T. 2003. After Adorno: rethinking music sociology. Cambridge: Cambridge University Press.

Dolen, R. 2021. The Impact of Music in the Persona Series. Game Rant, 5/01/2021. https://gamerant.com/persona-series-music-soundtrack-impact/ (acessado em 9 de outubro de 2023).

Frith, S. 2007. Taking Popular Music Seriously. Edimburgo: University of Edinburgh.

Frith, S. 1996. Performing Rites: Evaluating Popular Music. Oxford: Oxford University Press.

Fourcade, F. 2014. The Art of Shadow of the Colossus (5/6): Music. Game Developer, 14/04/2014. https://www.gamedeveloper.com/audio/the-art-of-shadow-of-the-colossus-5-6-music (acessado em 8 de outubro de 2023).

Fujita, M.; Harrigan, P. & Soutar, G. 2017. A netnography of a university’s social media brand community: Exploring collaborative co-creation tactics. Journal of Global Scholars of Marketing Science vol. 27, n.º 2: 148-164. https://doi.org/10.1080/21639159.2017.1283798

Giddings, S. 2007. Dionysiac Machines: Videogames and the triumph of the simulacra. Convergence: The international Journal of Research into New Media Technologies, vol. 13, n.º 4: 417-431.

Guerra, P. 2020a. Another music in a different (and unstable) room: A route through underground music scenes in contemporary Portuguese society. In Treece, D. (Ed.) (2020) - Music Scenes and Migrations. Space and Transnationalism in Brazil, Portugal and the Atlantic, 185-194. London: Anthem Press.

Guerra, P. 2020b. Under-Connected: Youth Subcultures, Resistance and Sociability in the Internet Age. In Gildart, K.; Gough-Yates, A.; Lincoln, S.; Osgerby, B.; Robinson, L.; Street, J.; Webb, P. & Worley, M. (Eds.) (2020). Hebdige and Subculture in the Twenty-First Century. Through the Subcultural Lens. Palgrave Studies in the History of Subcultures and Popular Music, 207-230. London: Palgrave Macmillan, Cham.

Guerra, P. 2020c. Other Scenes, Other Cities and Other Sounds in the Global South: DIY Music Scenes beyond the Creative City. Journal of Arts Management and Cultural Policy, 2020, vol. 1: Special Issue Creative Cities off the Beaten Path: 55-75.

Guerra, P. 2020d. Um lugar sem lugar… No rock português. Outros Tempos – Pesquisa em Foco, vol. 2, n.º 25: 181-204.

Guerra, P. 2020e. The Song Is Still a ‘Weapon’: The Portuguese Identity in Times of Crises. YOUNG – Nordic Journal of Youth Research, vol. 28, n.º 1: 1-18.

Guerra, P. 2019. Espaços liminares de sociabilidade contemporânea. O caso ilustrativo do Festival Paredes de Coura, Portugal. Estudos de Sociologia, Recife, vol. 2, n.º 25: 51-88.

Guerra, P. 2013. A instável leveza do rock. Porto: Edições Afrontamento.

Guerra, P; Sarrouy, A.D. & Brandão, M.D. (2019). Antoine Hennion: música, mediação e amadores. Estudos de Sociologia, vol. 2, n.º 25: 29-49.

Halbwachs, M. 1992. On collective memory. Chicago: Chicago University Press.

Heinich, N. 2010. La Fabrique du patrimoine. De la cathédrale à la petite cuillère. Paris: Èditions de la Maison des Sciences de l’Homme.

Hennion, A. 1990. The production of success: An antimusicology of the pop song. In Frith, S. & Goodwin, A. (eds.). On record: rock, pop and the written word, 180-206. London, New York: Routledge.

Kawaf, F. 2019. Capturing digital experience: The method of screencast videography. International Journal of Research in Marketing, vol. 36, n.º 2: 169-184.

Kozinets, R. V. 2015. Netnography: redefined. London: Sage.

Lash, S. & Urry, J. 1994. Economies of Signs and Space. London: Sage.

Ho Sang, N. 2016. The amazing music of Final Fantasy VII. Kotaku 29/05/2016. https://kotaku.com/the-amazing-music-of-final-fantasy-vii-1779348070 (acessado em 7 de outubro de 2023).

Holbrook, M. D. 2006. Consumption experience, customer value, and subjective personal introspection: An illustrative photographic essay. Journal of Business Research, vol. 59, n.º 6: 714-725.

Lima, F. M. A. 2022. Cultura de fãs – uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gaming. Tese de Mestrado, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa.

Martin, P. J. 1995. Sounds and society: themes in the sociology of music. Manchester: Manchester University Press.

Pichlmair, M. & Kayali, F. 2007. Levels of sound: On the Principles of Interactivity in Music Video Games. Digital Games Research Association: 424-430.

Reynolds, S. 2011. Retromania: Pop Culture’s Addiction to Its Own Past. London: Faber and Faber.

Samper-Martínez, A. & García-Álvarez, E. 2023. Netnography: a route to explore identity evolution as online videogames develop. In Winkler, E.; Reissner, S. & Cascón-Pereira, R. (eds). Handbook of Research Methods for Studying Identity In and Around Organizations, 104-116. Cheltenham: Edward Elgar Publishing.

Sanders, T. & Cairn, P. 2010. Time perception, immersion and music in videogames. BCS '10: Proceedings of the 24th BCS Interaction Specialist Group Conference: 160-167.

Sloan, R. J. 2014. Videogames as remediated memories: Commodified nostalgia and hyperreality in Far Cry 3: Blood Dragon and Gone Home. Games and Culture, vol. 10, n.º 6: 525-550.

Sveistrup, H. 2004. Motor rehabilitation using virtual reality. Journal of NeuroEngineering and Rehabilitation, vol. 1, n.º 10. https://doi.org/10.1186/1743-0003-1-10

Witt, L. & Castro, K. 2023. What Makes Legend of Zelda Music So Good. Pianote. 18/08/2023. https://www.pianote.com/blog/zelda-soundtrack-koji-kondo/ (acessado em 6 de outubro de 2023).

Videografia

Counter-Strike. 1999. Counter-Strike. Bellevue, Washington, EUA: Valve

Eternal Sonata. 2007. Eternal Sonata. Tokyo: tri-Crescendo.

Final Fantasy VII. 1997. Final Fantasy VII. Tokyo: Squaresoft.

Ico. 2001. Ico. Tokyo: SCE Japan Studio (Team Ico).

Persona 5. 2016. Persona 5. Tokyo: P-Studio.

Shadow of Colossus. 2005. Shadow of Colossus. Tokyo: SCE Japan Studio (Team Ico).

Sonic the Hedgehog. 1991. Sonic the Hedgehog. Kyoto: Nintendo EAD.

Street Fighter II. 1991. Street Fighter II. Osaka: Capcom.

Super Mario Bros. 1985. Super Mario Bros. Kyoto: Nintendo EAD

The Elder Scrolls V: Skyrim. 2011. The Elder Scrolls V: Skyrim. Rockville, Maryland, EUA: Bethesda Game Studios.

The Legend of Zelda. 1986. The Legend of Zelda. Kyoto: Nintendo EAD.

Publicado

2024-08-21

Edição

Seção

Dossiê Etnografias ao Toque de Tela

Como Citar

Guerra, Paula, e Rodrigo Diogo. 2024. “Fantasias Sonoras E Experiências Imersivas: Um Estudo De Caso Sobre Bandas Sonoras De Videojogos (1980-2010)”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 9 (1): e217684. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2024.217684.