Música e musicar: um prelúdio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2024.218338

Palavras-chave:

Música, Musicar, Significado musical, Performance, Tradição de concerto, Música clássica

Resumo

O texto apresenta uma tradução da introdução Prelude: music and musicking do livro Musicking: the meanings of performing and listening, do compositor e etnomusicólogo neozelandês Christopher Small, onde o conceito de “musicar” é apresentado. Small propõe pensar a música como ação, fluida e relativa ao seu contexto de performance. Desse modo, se distancia das abordagens tradicionais que a tratam como objeto fixado no papel. Para tal, a discussão é conduzida através de diversos contextos. No da tradição moderna ocidental, onde a partitura é altamente valorizada, Small nos convida a analisar o espaço da sala de concerto e suas relações propondo uma teoria do musicar que permita incluir performers (intérpretes) e demais atores da atividade musical (audiência, equipe de produção, etc.) como agentes ativos do ato de musicar.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Christopher Small

    Christopher Small (1927–2011) foi compositor, professor, etnomusicólogo e autor neozelandês de livros e artigos mundialmente influentes nos campos da musicologia, educação musical, ciências sociais e etnomusicologia, como Musicking: the meanings of performing and listening (1998), Music, Society, Education (1996), Music of the Common Tongue (1987) e Schoenberg (1978). Cunhou o termo musicking, com o qual buscou pensar a música como um processo (verbo) e não um objeto (substantivo). Foi professor sênior no Baling College of Higher Education em Londres até 1986. Viveu sua aposentadoria em Sitges, na Catalunha, com o marido, até a sua morte em 2011, aos 84 anos.

  • Vítor Vieira Machado, Universidade de São Paulo (USP)

    Vítor Vieira Machado é graduado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestrando em Processos de Criação Musical pela Universidade de São Paulo (USP). Foi bolsista de iniciação científica no projeto Arte e Sociabilidades Indígenas no Chaco Ocidental do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e bolsista do projeto de digitalização do acervo fonográfico de cilindros de cera do Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga de São Paulo (CCSP) pelo Programa Unificado de Bolsas (PUB/USP). Compositor, pesquisador e educador, atualmente trabalha como professor de composição do Cursinho Popular de Música ALLEGRO do Departamento de Música da Universidade de São Paulo (CMU/ECA/USP).

  • María Eugenia Domínguez, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    María Eugenia Domínguez é professora associada do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC) e do Departamento de Antropologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). Graduada em antropologia social pela Universidade de Buenos Aires (Argentina); é mestre e doutora em antropologia social pela UFSC (2009). Realizou pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha) como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Arte, Cultura e Sociedade na América Latina e Caribe (MUSA/UFSC/CNPq). Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Brasil Plural (INCT-IBP/CNPq).

Referências

Dalhaus, Carl. 1983. Foundations of Music History. Translated by J. B. Robinson.

Cambridge and London: Cambridge University Press.

SMALL, Christopher. 1998. “Prelude: music and musicking”. In.: ___. Musicking: the meanings of performing and listening. Middletown/CT: Wesleyan/University Press of New England, Hanover/NH, pp. 1-18.

Stravinsky, Igor. 1947. Poetics of Music. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.

Downloads

Publicado

2024-08-21

Edição

Seção

T.E.R - Traduções, Entrevistas e Resenhas

Como Citar

Small, Christopher. 2024. “Música E Musicar: Um Prelúdio”. Traduzido porVítor Vieira Machado e María Eugenia Domínguez. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 9 (1): e218338 . https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2024.218338.