Música e musicar: um prelúdio
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2024.218338Palavras-chave:
Música, Musicar, Significado musical, Performance, Tradição de concerto, Música clássicaResumo
O texto apresenta uma tradução da introdução Prelude: music and musicking do livro Musicking: the meanings of performing and listening, do compositor e etnomusicólogo neozelandês Christopher Small, onde o conceito de “musicar” é apresentado. Small propõe pensar a música como ação, fluida e relativa ao seu contexto de performance. Desse modo, se distancia das abordagens tradicionais que a tratam como objeto fixado no papel. Para tal, a discussão é conduzida através de diversos contextos. No da tradição moderna ocidental, onde a partitura é altamente valorizada, Small nos convida a analisar o espaço da sala de concerto e suas relações propondo uma teoria do musicar que permita incluir performers (intérpretes) e demais atores da atividade musical (audiência, equipe de produção, etc.) como agentes ativos do ato de musicar.
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Referências
Dalhaus, Carl. 1983. Foundations of Music History. Translated by J. B. Robinson.
Cambridge and London: Cambridge University Press.
SMALL, Christopher. 1998. “Prelude: music and musicking”. In.: ___. Musicking: the meanings of performing and listening. Middletown/CT: Wesleyan/University Press of New England, Hanover/NH, pp. 1-18.
Stravinsky, Igor. 1947. Poetics of Music. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.
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Copyright (c) 2024 Christopher Small; Vítor Vieira Machado, María Eugenia Domínguez

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