Peer-instruction Usando Ferramentas On-line
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i1p83-90Palavras-chave:
Peer-instruction, Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem, Interação Socioconstrutivista a Longa Distância, Interdisciplinaridade.Resumo
Peer-instruction é uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem que auxilia professores a quantificar, em tempo real, a compreensão e o entendimento dos tópicos ministrados em sala de aula. Instituições que desejam adequar suas salas de aula com vistas à aplicação desse método devem investir em um sistema eletrônico capaz de coletar as respostas de cada estudante quando uma questão de múltipla escolha é lançada pelo professor. Este trabalho mostra que não é só possível, mas também vantajoso o uso do peer-instruction sem a compra e a instalação de sistemas eletrônicos complexos por meio da utilização apenas de uma conexão de internet sem fio, smartphones ou laptops, algumas ferramentas on-line e redes sociais.Downloads
Referências
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Boas Práticas aplicadas aos Autores:
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- Fontes de financiamento da pesquisa: é reponsabilidade do(s) autor(es) informar as fontes de recursos utilizados para pesquisa.
- Comitês de ética: é desejável apresentar o número do processo de aprovação em Comitê de Ética no corpo ou rodapé do artigo. A necessidade de apreciação por Comitê depende do escopo do trabalho, sendo altamente recomendado quando se tratar de pesquisa.