Reestruturação Curricular na Faculdade de Medicina da USP: Integrando Conteúdos e Valorizando Competências

Autores

  • Luiz Fernando Ferraz da Silva Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Patologia
  • Edmund Chada Baracat Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Obstetrícia e Ginecologia
  • José Otavio Costa Auler Junior Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Cirurgia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i1p95-99

Palavras-chave:

Currículo, Medicina, Integração, Currículo Baseado em Competências.

Resumo

Buscando o contínuo aprimoramento de seu processo de ensino-aprendizagem, a Faculdade de Medicina da USP desenvolveu, no período de 2011 a 2014, um conjunto amplo de atividades visando à reestruturação curricular do curso médico mediante a adoção de um currículo baseado em competências. Esse processo envolveu: (a) uma etapa preliminar que incluiu avaliação curricular externa e formação de oito grupos de trabalho temáticos com o objetivo de integrar conteúdos correlatos e (b) uma etapa de estruturação na qual foram desenvolvidos os conceitos e estratégias de integração básico-clínica, internato, avaliação, governança e capacitação docente. Discutiu-se amplamente todo o processo com a comunidade por meio de reuniões departamentais, congregações temáticas e reuniões de grupos de trabalho. Por aclamação, a congregação da FMUSP aprovou, em 2014, a nova estrutura, a qual teve sua implementação iniciada para os ingressantes em 2015.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

FRANK, Jason R.; SNELL, Linda; SHERBINO, Jonathan (eds.). CanMeds 2015 – Physician Competency Framework. Ottawa, ON: Royal College of Physicians and Surgeons of Canada, 2015.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Comissão de Graduação da Faculdade de Medicina da USP. Reformulação Curricular da Graduação.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Medicina da USP. Proposta de Reestruturação Curricular – 2014 -Integração Básico-Clínico / Clínico-Básico – 1º ao 4º Ano.

VIEIRA, Joaquim Edson; SILVA, Luiz Fernando Ferraz da; BARACAT, Edmund Chada. Medical education at the University of São Paulo Medical School. Clinics, São Paulo, v. 70, n. 4, p. 229-230, apr. 2015. ISSN 1980-5322. Available at: <http://www.revistas.usp.br/clinics/article/view/100973>. Date accessed: 29 jun. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.6061/clinics/2015(04)01.

Downloads

Publicado

2016-07-18

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

SILVA, Luiz Fernando Ferraz da; BARACAT, Edmund Chada; AULER JUNIOR, José Otavio Costa. Reestruturação Curricular na Faculdade de Medicina da USP: Integrando Conteúdos e Valorizando Competências. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 1, p. 95–99, 2016. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v1i1p95-99. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/117736.. Acesso em: 27 dez. 2024.