Efeito do Ensino Médio no Ensino Universitário Brasileiro do Século XXI

Autores

  • Bianca Maria Alves dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso. Instituto de Ciências da Saúde, Campus Sinop

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i2p21-29

Palavras-chave:

Didática, Pedagogia do Ensino Médio, Estudante Universitário

Resumo

O presente artigo aborda dois aspectos do ensino, no Brasil, associados ao ingresso de estudantes do nível médio nas universidades e à sua formação profissional. Inicialmente foram enfocados os critérios de ensino, avaliação e seleção adotados nas escolas de nível médio, com o objetivo de possibilitar o ingresso do maior número de estudantes nas universidades públicas. Na abordagem posterior, foram avaliados os estudantes ingressantes nas universidades e suas dificuldades na progressão ao longo do curso universitário, resultantes de deficiências de conhecimento básico sólido. Em consequência disso, enfocou-se a necessidade de mudanças dos recursos docentes nas universidades para suprir a estagnação estudantil decorrente de formação prévia deficiente e evitar a evasão universitária

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Publicado

2016-11-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTOS, Bianca Maria Alves dos. Efeito do Ensino Médio no Ensino Universitário Brasileiro do Século XXI. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 2, p. 21–29, 2016. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v1i2p21-29. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123113.. Acesso em: 27 abr. 2024.