Modelo de Tomada de Decisão de Kortland no Delineamento de Atividade Didática para o Ensino de Bioquímica

Autores

  • Daniel Gedder Silva Universidade de São Paulo. Instituto de Química de São Carlos
  • Vivane Lopes Leal Universidade de São Paulo. Instituto de Química de São Carlos
  • Fernanda Canduri Universidade de São Paulo. Instituto de Química de São Carlos
  • Salete Linhares Queiroz Universidade de São Paulo. Instituto de Química de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i2p89-93

Palavras-chave:

Estudo de Caso, Ensino de Bioquímica, Obesidade Infantil

Resumo

A aplicação da metodologia de estudo de casos no ensino de ciências tem sido alvo de atenção de vários educadores nos últimos anos. No presente trabalho, relatamos a aplicação de uma atividade didática dessa natureza em disciplina de Bioquímica, oferecida no curso de Bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo. Para que a atividade fosse levada a cabo fez-se necessária, inicialmente, a produção de um caso investigativo, denominado O Mal do Século, que aborda a obesidade infantil. A resolução do caso foi apresentada pelos alunos no formato de relatório, cujo roteiro foi construído com base no Modelo de Tomada de Decisão de Kortland (1996). Nessa perspectiva, os estudantes pesquisaram e analisaram múltiplas fontes de dados fazendo uso de critérios desenvolvidos por eles para solucionar o caso

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Publicado

2016-11-21

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

SILVA, Daniel Gedder; LEAL, Vivane Lopes; CANDURI, Fernanda; QUEIROZ, Salete Linhares. Modelo de Tomada de Decisão de Kortland no Delineamento de Atividade Didática para o Ensino de Bioquímica. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 2, p. 89–93, 2016. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v1i2p89-93. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123125.. Acesso em: 27 abr. 2024.