Ações do Grupo de Apoio Pedagógico (GAP) em prol do ensino de graduação da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA)

Autores

  • Lia de Alencar Coelho Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
  • Marcelo Machado de Luca de Oliveira Ribeiro Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
  • Valdo Rodrigues Herling Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
  • Helena Lage Ferreira Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
  • Samantha Cristina de Pinho Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
  • Rubens André Tabile Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
  • Carmo Gabriel da Silva Filho Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
  • Gelson José Andrade da Conceição Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
  • Giovana Tommaso Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
  • Ana Maria Centola Vidal Martins Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
  • Marta Mitsui Kushida Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
  • Ana Carolina de Souza Silva Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p165-170

Palavras-chave:

Coordenação de Cursos, Desenvolvimento Docente, Projeto Político Pedagógico.

Resumo

O presente relato apresenta as ações exercidas pelo GAP-FZEA durante o período de 2005 a 2016 e o seu impacto nas atividades desenvolvidas pelos docentes da FZEA pertinentes ao ensino de graduação. Antes da criação das Comissões Coordenadoras de Curso (CoCs), o GAP-FZEA atuou diretamente na promoção de eventos sobre gestão pedagógica dando subsídios aos docentes para que os mesmos refletissem sobre a necessidade de traçar o perfil profissional do estudante e sobre sua própria formação pedagógica. Após a criação das CoCs, o GAPFZEA, além de continuar trabalhando na formação pedagógica dos docentes da FZEA, atuou indiretamente na gestão pedagógica dando subsídios às CoCs da FZEA para que as mesmas reflitam sobre a construção dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs). Posteriormente, o GAP-FZEA promoveu o I Simpósio de Graduação da FZEA, que permitiu a troca de experiências vivenciadas pelos docentes da FZEA quanto à gestão e à prática pedagógica. O GAP-FZEA mostrou que pode propiciar espaços para congregar os docentes e estimular o debate sobre as práticas de ensino-aprendizagem na construção desse ambiente de aprimoramento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

COELHO, Lia de Alencar et al. Ações do Grupo de Apoio Pedagógico (GAP) em prol do ensino de graduação da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 3, p. 165–170, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i3p165-170. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123816.. Acesso em: 27 dez. 2024.