Voluntariado em Saúde na Graduação e a Formação de Valores Humanísticos, Sigilo, Privacidade e Confidencialidade de Pacientes

Autores

  • Siomara Roberta de Siqueira Instituto Adolfo Lutz
  • Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem da
  • Silvia Helena Bastos de Paula Instituto de Saúde SES-SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p25-33

Palavras-chave:

Enfermagem em Saúde Comunitária, Valores Sociais, Trabalhadores Voluntários de Hospital, Motivação, QPV-RR.

Resumo

Voluntário é um termo polissêmico, mas, de forma geral, designa o cidadão que doa tempo, trabalho e talento, espontaneamente e sem remuneração, para causas de interesse comum. Este artigo tem sua base em estudo de tese sobre os riscos à privacidade, sigilo e confidencialidade de pacientes atendidos por voluntários na área da saúde, cujo recorte aqui apresentado trata do potencial dessa experiência de pesquisa e do campo na formação de profissionais de saúde. Os princípios da confidencialidade são de universal importância para a enfermagem, médicos, profissionais de saúde e voluntários. Em linhas gerais, trata-se de estudo de caso descritivo-analítico, com base em método misto, feito por meio de entrevista semiestruturada e aplicação dos instrumentos, adaptados e validados para a população brasileira: Critério de Classificação Econômica Brasil; Inventário de Funções do Voluntariado; e Questionário de Perfis de Valores Refinado. Foram realizadas a análise de conteúdo dos discursos e a análise estatística dos questionários. Há poucos trabalhos publicados no sentido de conhecimento sobre as práticas e sobre a divulgação dos aspectos jurídicos envolvidos no trabalho voluntário, com lacuna na divulgação das legislações existentes que possam sinalizar os passos para os quais os gestores de saúde devem atentar para dar apoio ao trabalho voluntário na saúde. O voluntariado se constitui em oportunidade de o aluno de graduação vivenciar a realidade de uma instituição e desenvolver na sua formação os valores éticos e humanísticos de compromisso com o outro como exercício de cidadania, para além da relação profissional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SIQUEIRA, Siomara Roberta de; ZOBOLI, Elma Lourdes Campos Pavone; PAULA, Silvia Helena Bastos de. Voluntariado em Saúde na Graduação e a Formação de Valores Humanísticos, Sigilo, Privacidade e Confidencialidade de Pacientes. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 3, p. 25–33, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i3p25-33. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/124087.. Acesso em: 27 dez. 2024.