Incidentes Críticos Envolvendo Graduandos de Enfermagem Durante a Pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v8i1p%25pPalavras-chave:
Enfermagem, Ensino, Comportamento, Pandemia, Adaptação psicológicaResumo
Introdução: O ambiente acadêmico é considerado estressor para os estudantes. Conhecer as mudanças nas atividades no ensino-aprendizagem e seus impactos tornou-se essencial para redirecionar novas formas de interagir e enfrentar tais situações adversas. Desse modo, uma das formas de avaliar uma situação vivida é traçando paralelos entre os comportamentos e sentimentos gerados, por meio da técnica do incidente crítico (TIC). Objetivo: Identificar os incidentes críticos (situação, comportamentos e sentimentos) relacionados às atividades acadêmicas durante a pandemia de COVID-19. Método: Estudo descritivo pautado na técnica de incidente crítico. Os estudantes foram recrutados via e-mail para que informassem os itens de caracterização; solicitou-se que fosse relembrado uma situação acadêmica e a relatasse, elencando os comportamentos vivenciados e sentimentos originados. Resultados: Entre as 24 situações, a maioria retratava o acúmulo de tarefas, dificuldade em lidar com nova forma de ensino, dificuldades de adaptação dos docentes e discentes as estratégias utilizadas quanto à sobreposição de atividades acadêmicas e domésticas. Em relação aos comportamentos foram citados falta de diálogo, dificuldades em adequar as atividades e atos de compreensão. Quanto aos sentimentos, os positivos foram de gratidão, compreensão, sensação de amparo, aprendizado, felicidade; já os negativos, destaca-se a ansiedade, tristeza, angústia e cansaço físico. Conclusão: Este estudo permitiu identificar incidentes críticos de graduandos de enfermagem durante a pandemia. Os dados apontam que os estudantes vivenciaram grande estresse durante o período, porém os impactos na formação profissional, carecem de mais estudos.
Descritores: Enfermagem; Ensino; Comportamento; Pandemia; Adaptação Psicológica.
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