Criando Startups a Partir de Aprendizagem Baseada em Projetos na Disciplina “ZMV1386 - Biologia Molecular: Desenvolvendo Projetos”
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v6i1p29-37Palavras-chave:
desenvolvimento de habilidades, metodologia ativa de ensino, realidade de mercado, resolução de problemas, simulação de empresaResumo
Pesquisas anteriores demonstram a necessidade de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, considerando a demanda de uma força de trabalho capaz de definir estratégias para resolução de problemas. A disciplina na qual o presente projeto didático-pedagógico foi aplicado é estruturada visando a aprendizagem baseada em projetos (PBL), em que os alunos propõem um problema em sua área de interesse e desenvolvem estratégias visando a sua resolução. Com o objetivo de implementar esta ferramenta à realidade de mercado, a presente proposta foi determinada, objetivando a simulação da criação de startups a partir dos projetos desenvolvidos. Para isso, os alunos iniciaram a atividade definindo o problema principal a ser resolvido pela empresa e o nome da startup, seguido pela divisão de funções, planejamento de ações e definição de recursos necessários, descrição de atividades relacionadas às tecnologias moleculares, projeção de atividades para o próximo semestre e, por fim, definição de resultados esperados e limitações. Na última aula da disciplina, os projetos desenvolvidos ao longo do semestre foram apresentados. Foi observado um engajamento significativo dos alunos em relação à simulação da startup, envolvendo a criação de sites, slogans e logos apresentados de forma apelativa ao consumidor final do produto ou serviço oferecido. Também foi realizada uma pesquisa de opinião através de questionário eletrônico, cujos resultados confirmaram o êxito da proposta. Estes achados corroboram com a ideia de que metodologias ativas de ensino tem potencial de melhorar o desenvolvimento de habilidades do estudante visando a resolução de problemas em suas futuras áreas de atuação.
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