Prática como Componente Curricular (PCC) na disciplina de Genética: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v9i1p01-12

Palavras-chave:

Ensino, Genética, Aprendizagem, Divisão celular, Mitose

Resumo

A Genética é uma disciplina complexa e abstrata o que contribui para uma dificuldade e até mesmo diminuição do interesse ou motivação para aprender os assuntos a ela relacionados. Somado a isso, há o desafio quanto a aplicação do conteúdo de Genética na  formação inicial docente. Nessa perspectiva, a aplicação de diferentes estratégias é adequada e imprescindível. Assim, o objetivo do presente trabalho foi descrever a aplicação da Prática como Componente Curricular (PCC) na disciplina de Genética em um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O presente trabalho foi realizado com acadêmicos do 7º período do referido curso de graduação. Os temas “Ciclo Celular”, “Mitose”, “Meiose” e “Recombinação” foram abordados em aulas teóricas (primeira etapa), aulas práticas (segunda etapa), construção de estratégias didáticas (terceira etapa) e validação (quarta etapa). Em síntese, a utilização da PCC foi de extrema relevância na disciplina de Genética, pois permitiu maior interesse dos acadêmicos nos temas propostos e, consequentemente uma aprendizagem efetiva do conteúdo pelo estudante. Foram empregadas diferentes estratégias de ensino, que impactaram positivamente o ensino de graduação e que, eventualmente, podem ser replicadas em outras instituições de ensino tanto em nível médio, técnico ou superior.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alessandra Bernadete Trovó de Marqui, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    é Docente da UFTM - Uberaba (MG). 

Referências

BARBOSA, L.M.M.; GUEDES, D.M. Deficiente visual no ensino superior e a acessibilidade com o auxílio dos docentes. Revista Intraciência, v. 19, 2020, pp. 1-17.

BATISTA, R.S. Dificuldades e metodologias no ensino-aprendizagem da genética: revisão bibliográfica. Monografia (Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio, na modalidade de Ensino a Distância), Universidade Federal do Paraná, 2019.

BISSOLI, A.C.F.; SANTOS, G.A.; CONDE, S.J. Produção de materiais didáticos sobre o ensino de genética na implementação da sala de aula invertida. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp. 1, 2018, pp. 474-484.

BOTON, J.M.; TOLENTINO-NETO, L.C.B. Caracterização da prática como componente curricular em cursos de biologia. ACTIO, v. 4, n. 1, 2019, pp. 127-147.

CARVALHO, I. A.; PEREIRA, M.B.M.; ANTUNES, J.E. Proposta de jogo didático para ensino de genética como metodologia ativa no ensino de biologia. Revista Eletrônica de Educação, v. 15, 2021, pp. 1-14.

CATARINACHO, R.L. O ensino de genética com super-heróis: uma abordagem mutante na sala de aula. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas), Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2011.

GOMES, E.P.; MENDES, J.M.R.; ALMEIDA, J.R.S.; DUARTE, H.A.; VIEIRA, V.R.; FREIRE, M.A.M. Processos de inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior: uma revisão sistemática. Research, Society and Development, v. 10, n. 8, 2021, pp. e11910816977.

LOPES, S.M.C. Ensino de Genética no Ensino Médio: desafios e novas perspectivas para qualidade da aprendizagem. Research, Society and Development, v. 12, n. 1, 2023, pp. e7912139422.

MARTINS, I.C.P.; BRAGA, P.E.T. Jogo didático como estratégia para o ensino de divisão celular. Essentia, Sobral, v. 16, n. 2, 2015, pp. 1-21.

MOUL, R.A.T.M.; SILVA, F.C.L. A modelização em Genética e Biologia Molecular: ensino de mitose com massa de modelar. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 2, 2017, pp. 118-128.

NEVES, L.P.; MACEDO, W.A.; KARSBURG, I.V. Ensino e aprendizagem dos processos de divisão celular (mitose) para os alunos do 2º ano do ensino médio. Scientific Electronic Archives, v. 15, n. 11, . 2022, pp. 11-15.

PEREIRA, S.S.; CUNHA, J.S.; LIMA, E.M. Estratégias didático-pedagógicas para o ensinoaprendizagem de Genética. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 1, 2020, pp. 41-59.

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2023. Disponível em: <https://sistemas.uftm.edu.br/integrado/?to=RTZjcGZxTGFsSkFOOXRhSkpVdm5ELzBmWjZPUjNwZVNDdzA3NzFoRzcxeFREdkl2ZllMa25YaklsN0lF

MEJ3MHVWQ2ZDVjFiTlFCRXRiUy9jR1k4dDRSU3JtSlk0WUhCUXhXdld4VlpXbFJhNitTN1ZSbm9yQVZyc

WJidWE2QmhDOHh3RmFPVVE4dEpuVTZrbEtVY1BvbmF5VmVQVHMxUmc4N25ZOENPbVRGeVVLTW51

QVpUOVEzUzh6a2VnS20y&secret=uftm>. Acesso em: 04 set. 2023.

REIS, T.A.; SOUSA, K.C.; LIMA, S.M.S.; LIMA, M.M.O. Descomplicando a Biologia Celular: uma intervenção com modelos didáticos e a gincana da célula. REnCiMa – Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 12, n. 6, 2021, pp. 1-15.

RODRIGUES, L.B.; SILVA, L.M.; COSTA, F.J.; BRUCKNER, F.P. Análise de estratégias didáticas propostas por um periódico brasileiro para o ensino de genética, nos anos de 2017 a 2021. REVES - Revista Relações Sociais, v. 5, n. 4, 2022, pp. 1-12.

SCHMITZ, G.; TOLENTINO NETO, L.C.B. A Prática como Componente Curricular: Panorama das Publicações e Contextos da Produção Científica. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 8, 2022, pp. 1-20.

SILVA, A.M.P.M.; JÓFILI, Z.M.S.; CARNEIRO-LEÃO A.M.A. A prática como componente curricular na formação do professor de Biologia: avanços e desafios na UFRPE. Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 20, 2014, pp. 16-28.

SILVA, C.C.; KALHIL, J.B. A aprendizagem de genética à luz da Teoria Fundamentada: um ensaio preliminar. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 1, 2017, pp. 125-140.

SILVA, H.M. Divisão celular: modelização em Genética e Biologia Molecular. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 11, n. 1, 2022, pp. e42411125116.

SILVA, J.E.; SILVA, G.F.; CARVALHO, M.A.S.; MARTIN, M.C.R.; VELOSO, C.; PINHEIRO, T.G.; GONÇALVES, N.M.N. Recursos didáticos voltados para o ensino de ciências a alunos com deficiência visual em um município do semiárido piauiense. Research, Society and Development, v. 11, n. 5, 2022, pp. e44611528166.

SILVA, L.D.; PAVIOTTI-FISCHER, E.M.; BALDINI, K.B.L. O ensino de Genética pelas mãos: modelo didático para o ensino de genética aos alunos com deficiências visuais. In: A educação enquanto fenômeno social: perspectivas de evolução e tendências, Ponta Grossa - PR: Atena, 2022.

SILVA, M.L.C.; SILVA, C.S. O ensino de genética para cegos numa perspectiva inclusiva. Revista Contemporânea de Educação, v. 15, n. 33, 2020, pp. 54-72.

Downloads

Publicado

2025-08-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CINTRA, Mariangela Torreglosa Ruiz; MARQUI, Alessandra Bernadete Trovó de. Prática como Componente Curricular (PCC) na disciplina de Genética: relato de experiência. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 9, n. 1, p. 01–12, 2025. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v9i1p01-12. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/215855.. Acesso em: 24 dez. 2025.