Concepções de Licenciandos em Química sobre a Construção do Conhecimento Científico: Análise a partir de Textos sobre a Produção da Bomba Atômica

Analysis Based on Texts about the Production of the Atomic Bomb

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v7i1p89-100

Palavras-chave:

Química, Questões sociocientíficas, Natureza da ciência

Resumo

O entendimento sobre a construção do conhecimento científico por parte dos licenciandos em química é componente essencial para a sua formação, principalmente devido à influência direta que terão, como futuros profissionais, na elaboração das concepções dos estudantes da educação básica sobre o assunto. Este trabalho investigou concepções de licenciandos em química a respeito da construção do conhecimento científico a partir da análise de textos argumentativos de sua autoria relacionados à criação da primeira bomba atômica, Trinity. Para tanto, foram consideradas sete visões deformadas do trabalho científico, assim como cinco características essenciais do trabalho científico reportadas na literatura. As análises mostraram ausência de visões distorcidas da ciência em todos os textos e indícios de compreensão dos estudantes acerca do caráter social da ciência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Salete Linhares Queiroz, Universidade de São Paulo. Instituto de Química de São Carlos

    Docente do Instituto de Química de São Carlos. Universidade de São Paulo

Referências

BRAGA, S. S.; MARTINS, L.; CONRADO, D. M. A argumentação a partir de questões sociocientíficas na formação de professores de biologia. Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 120–136, 2019. DOI: 10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p120. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/1297. Acesso em: 15 set. 2023.

FETTER-VORM, J. Trinity: a história em quadrinhos da primeira bomba atômica. São Paulo: Editora Três Estrelas, 2013. ISBN: 8565339173.

GEORGIOU, Y.; KYZA, E. A. Fostering Chemistry Students' Scientific Literacy for Responsible citizenship through Socio-Scientific Inquiry-Based Learning. Sustainability, v. 15, n. 8, 2023. DOI: https://doi.org/10.3390/su15086442. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/15/8/6442.

GIL-PÉREZ, D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência e Educação, v. 7, n. 2, p.125-153, 2001.

LEUNG, J. S. C. A Practice-based approach to learning nature of science through socioscientific Issues. Research in Science Education, v. 52, p. 259-285, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s11165-020-09942-w.

PRAIA, J.; GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A. O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007.

RAHAYU, S.; ROSAWATI, E. E. The development of higher-order thinking skills (HOTS) assessment instrument in chemistry using socioscientific issues context: A preliminary trial. AIP Conference Proceedings., v. 2572, n. 1, 2023. DOI: https://doi.org/10.1063/5.0118624.

SÁ, L. P. Estudos de caso na promoção da argumentação sobre questões sócio-científicas no Ensino Superior de Química. 278 f. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), São Paulo, 2010.

SCHEID, N. M. J.; PERSICH, G. D. O.; KRAUSE, J. C. Concepção de natureza da ciência e a educação científica na formação inicial. VII Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências, Florianópolis, 2009. Disponível em: http://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/552.pdf. Acesso em: 15 set. 2023.

Downloads

Publicado

2023-11-29

Edição

Seção

Artigos

Dados de financiamento

Como Citar

SILVA, Guilherme Balestiero da; ALVES, Pabllo Abreu; QUEIROZ, Salete Linhares. Concepções de Licenciandos em Química sobre a Construção do Conhecimento Científico: Análise a partir de Textos sobre a Produção da Bomba Atômica: Analysis Based on Texts about the Production of the Atomic Bomb. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 7, n. 1, p. 89–100, 2023. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v7i1p89-100. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/216255.. Acesso em: 27 abr. 2024.