Clases de Tutoría Académica: orientación y acogida de los recién llegados a los cursos universitarios de Ingeniería en el EESC – USP

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v9i1p28-34

Palabras clave:

Tutoria, Orientação, Acolhimento

Resumen

A Comissão de Graduação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) criou duas disciplinas optativas para promover orientação e acolhimento aos alunos ingressantes dos 10 cursos de graduação em Engenharia. O objetivo é transmitir, por meio de aulas expositivas, atividades práticas e palestras motivacionais e informativas, as dimensões acadêmicas, socioculturais e científicas que a universidade pode proporcionar aos estudantes e engajá-los a realizar com êxito às atividades. A disciplina Tutoria Acadêmica I é oferecida aos ingressantes no primeiro semestre, com início em 2022, e a disciplina Tutoria Acadêmica II é oferecida no segundo semestre, com início em 2023, sendo que esta última foi criada para proporcionar aos estudantes a continuidade do acompanhamento ao longo do primeiro ano do ingresso na EESC. Apresenta-se neste artigo a contextualização da criação destas disciplinas, considerando os principais fatores que influenciam negativamente o rendimento dos estudantes, como o aumento da ansiedade e depressão entre os jovens e também os problemas decorrentes do isolamento provocado pela COVID-19. Os resultados da aceitação da disciplina pelos ingressantes se evidenciaram por meio de uma pesquisa qualitativa e quantitativa e também por meio de relatos dos alunos. De modo geral, ficou evidenciado que as disciplinas proporcionaram  melhor acolhimento, além de fomentar discussões sobre as competências e habilidades no contexto da diversidade e inclusão.

 

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Biografía del autor/a

  • Vilma Alves de Oliveira, Universidade de São Paulo

    é Docente do Departamento de Engenharia Elétrica e Computação da EESC - USP

  • Luciana Montanari , Universidade de São Paulo

    é Docente da EESC- USP.

  • Jefferson Lins da Silva, Universidade de São Paulo

    é Docente do Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) - USP.

  • Davi Gasparini Fernandes Cunha, Universidade de São Paulo

    é Docente da EESC-USP.

  • Simone do Rocio Senger de Souza, Universidade de São Paulo

    é Docente do ICMC-USP.

  • Ricardo Afonso Angélico, Universidade de São Paulo

    é Docente do Departamento de Engenharia Aeronáutica - EESC-USP.

  • Lara Melanie Bastos de Morais, Universidade de São Paulo

    é Discente da EESC-USP e Bolsista PUB.

Referencias

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Publicado

2025-08-27

Cómo citar

OLIVEIRA, Vilma Alves de; MONTANARI , Luciana; SILVA, Jefferson Lins da; CUNHA, Davi Gasparini Fernandes; SOUZA, Simone do Rocio Senger de; ANGÉLICO, Ricardo Afonso; MORAIS, Lara Melanie Bastos de. Clases de Tutoría Académica: orientación y acogida de los recién llegados a los cursos universitarios de Ingeniería en el EESC – USP. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 9, n. 1, p. 28–34, 2025. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v9i1p28-34. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/216332.. Acesso em: 25 dec. 2025.