Gamificação como Metodologia Ativa de Avaliação: Relato de uma Experiência no Ensino Superior

Account of an Experience in Higher Education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v7i1p58-67

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, Avaliação da aprendizagem, Ensino de Engenharia Química

Resumo

Este artigo relata uma experiência do uso da gamificação como metodologia ativa de avaliação, em unidades curriculares de um curso de Engenharia Química, de uma universidade federal brasileira. A proposta avaliativa iniciou-se durante a suspensão das atividades presenciais na pandemia da Covid-19, em 2020, e continua sendo aplicada após o retorno ao ensino presencial. Pela busca de uma aprendizagem mais significativa, a docente optou por aplicar a gamificação como metodologia de avaliação em duas atividades avaliativas do semestre, a primeira e a última. Os estudantes, divididos em grupos foram incentivados a elaborar jogos sobre os conteúdos previamente abordados, sendo que esta metodologia tem estimulado a criatividade e o estudo dos assuntos, uma vez que, ao elaborar um jogo, a equipe responsável precisa avaliar a resposta e mostrar o resultado correto. Adicionalmente às atividades avaliativas grupais, foram aplicadas avaliações diagnósticas individuais ao final de cada capítulo (em um total de cinco), com o objetivo de avaliar a assimilação do conteúdo teórico pelo estudante. Os conceitos foram aplicados de forma integrada e ativa em exercícios práticos e, ainda, houve a manutenção dos seminários em grupo sobre uma empresa química. Os resultados da experiência, até o momento, sinalizam que os estudantes se tornaram protagonistas do seu processo de aprendizagem, a partir de evidências de seu aprendizado. Quando docente e estudantes estão inseridos no processo de ensino e aprendizagem de modo unificado percebe-se motivação e engajamento por parte de ambos, resultando numa aprendizagem mais eficaz quando comparado com as práticas tradicionais de ensino adotadas.

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Biografia do Autor

  • Giselle Patrícia Sancinetti, Universidade Federal de Alfenas. Instituto de Ciência e Tecnologia

    Docente do Instituto de Ciência e Tecnologia. Universidade Federal de Alfenas

  • Amanda Rezende Costa Xavier, Universidade Federal de Alfenas

    Pedagoga. Universidade Federal de Alfenas

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Publicado

2023-11-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANCINETTI, Giselle Patrícia; XAVIER, Amanda Rezende Costa. Gamificação como Metodologia Ativa de Avaliação: Relato de uma Experiência no Ensino Superior: Account of an Experience in Higher Education. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 7, n. 1, p. 58–67, 2023. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v7i1p58-67. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/216350.. Acesso em: 28 abr. 2024.