Pré-Cálculo: Um Curso Preparatório Para Ingressantes da ESALQ/USP

Autores

  • Carolina Rodrigues Souza ESALQ/USP
  • Jéssica Carolina Zilio ESALQ/USP
  • Allison Queiroz de Oliveira ESALQ/USP
  • Taciana Villela Savian
  • Marcelo Andrade da Silva ESALQ/USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v6i1p61-68

Palavras-chave:

matemática, nivelamento, processo de ensino-aprendizagem

Resumo

Cálculo é uma disciplina fundamental para diversos cursos de nível superior, uma vez que promove a construção de um raciocínio lógico e matemático essencial para a resolução de problemas práticos e tomadas de decisão. Apesar da sua importância, uma parcela considerável dos alunos não obtém máximo aproveitamento das aulas, devido sobretudo à falta de conhecimento prévio em Matemática e à dificuldade em assimilar conceitos abstratos.  A preocupação com relação ao mau desempenho dos graduandos na disciplina de Cálculo vai além da questão curricular, uma vez que o déficit de aprendizagem desses conceitos pode impactar no rendimento de disciplinas posteriores e até na vida profissional dos indivíduos. Diante desse impasse, foi criado em 2018 o Curso Pré-Cálculo, oferecido pelo Departamento de Ciências Exatas aos alunos ingressantes da ESALQ/USP. Este trabalho descreve o surgimento do curso, seu formato atual e os principais resultados obtidos ao longo do seu oferecimento. O curso passou por melhorias a cada nova edição, incluindo uma reestruturação da carga horária e a criação de uma apostila, baseada na demanda dos participantes. Graças ao empenho e dedicação dos professores e alunos da pós-graduação, tem sido observado nas últimas edições uma evolução positiva com relação à aprovação dos alunos na disciplina de Cálculo, bem como na avaliação do curso pelos próprios participantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

MACÊDO, Josué Antunes de; GREGOR, Isabela Cristina Soares. Dificuldades nos processos de ensino e de aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral. Educação Matemática Debate, v. 4, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/6001/600162805011/600162805011.pdf. Acesso em: 23/09/2023.

MASOLA, Wilson; ALLEVATO, Norma. Dificuldades de aprendizagem matemática: algumas reflexões. Educação Matemática Debate, v. 3, n. 7, p. 52-67, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/78. Acesso em: 23/09/2023.

NASSER, Lilian; SOUSA, G.; TORRACA, M. Aprendizagem de cálculo: dificuldades e sugestões para a superação. In: XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática. 2015. p. 1-12.

PACHECO, Marina Buzin; ANDREIS, Greice da Silva Lorenzzetti. Causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Revista Principia, João Pessoa, v. 38, p. 105-119, 2018. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1612. Acesso em: 23/09/2023.

SULEIMAN, Amal Rahif. Concepções dos professores em relação à matemática, seu ensino e as dificuldades dos alunos. Acta Scientiae. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 18, n. 2, p. 371-397, 2016. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/28308/. Acesso em 23/09/2023.

Downloads

Publicado

2024-08-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOUZA, Carolina Rodrigues; ZILIO, Jéssica Carolina; OLIVEIRA, Allison Queiroz de; SAVIAN, Taciana Villela; SILVA, Marcelo Andrade da. Pré-Cálculo: Um Curso Preparatório Para Ingressantes da ESALQ/USP. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 6, n. 1, p. 61–68, 2024. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v6i1p61-68. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/216394.. Acesso em: 16 maio. 2025.