Tutoria na Pandemia: os desafios de sempre, os novos e as lições permanentes

Autores

  • Fernando Sampaio do Amaral Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Helene Mariko Ueno Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades https://orcid.org/0000-0003-2133-9145

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v8i1p36-44

Palavras-chave:

Tutoria, Permanência Estudantil, Comunidade Universitária

Resumo

A vida universitária é repleta de desafios que se somam e a pandemia abalou sistemas sociais e educativos, reafirmando vulnerabilidades existentes e criando novas. Este trabalho se propôs a pensar esses desafios, caminhos para aprimoramento em tutoria e aprendizados para o Programa de Tutoria da Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Entre os desafios, encontramos: ausência de apoio institucional; limitações da capacidade de resposta dos tutores; disponibilidade de tutores; e adesão às atividades do programa. Diante das potencialidades que se estendem nos âmbitos profissional, acadêmico e pessoal, foram elencadas sugestões ao Programa que incluem calendário de atividades, participação na organização de eventos e aproximação com atividades científicas. As lições aprendidas incluem: 1. desafios dessa magnitude não são democráticos, dependem de condições pessoais; 2. nossa sociedade de risco exige estarmos preparados para adversidades; 3. valores humanos nos ajudam a enfrentar grandes adversidades.

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Publicado

2024-10-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AMARAL, Fernando Sampaio do; UENO, Helene Mariko. Tutoria na Pandemia: os desafios de sempre, os novos e as lições permanentes. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 8, n. 1, p. 36–44, 2024. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v8i1p36-44. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/216563.. Acesso em: 12 dez. 2024.