Tutoria na Pandemia: os desafios de sempre, os novos e as lições permanentes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v8i1p36-44Palavras-chave:
Tutoria, Permanência Estudantil, Comunidade UniversitáriaResumo
A vida universitária é repleta de desafios que se somam e a pandemia abalou sistemas sociais e educativos, reafirmando vulnerabilidades existentes e criando novas. Este trabalho se propôs a pensar esses desafios, caminhos para aprimoramento em tutoria e aprendizados para o Programa de Tutoria da Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Entre os desafios, encontramos: ausência de apoio institucional; limitações da capacidade de resposta dos tutores; disponibilidade de tutores; e adesão às atividades do programa. Diante das potencialidades que se estendem nos âmbitos profissional, acadêmico e pessoal, foram elencadas sugestões ao Programa que incluem calendário de atividades, participação na organização de eventos e aproximação com atividades científicas. As lições aprendidas incluem: 1. desafios dessa magnitude não são democráticos, dependem de condições pessoais; 2. nossa sociedade de risco exige estarmos preparados para adversidades; 3. valores humanos nos ajudam a enfrentar grandes adversidades.
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