Simulação Virtual: opinião de estudantes de Enfermagem sobre a Aprendizagem da Coleta da Citologia Oncótica por meio de um Serious Game

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v8i1p57-66

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Tecnologia Educacional, Jogos de Vídeo, Exame Colpocitológico

Resumo

Objetivo: descrever e avaliar a opinião de estudantes de enfermagem sobre a utilização de um Serious Game (SG) como apoio para aprendizagem da técnica da coleta da citologia oncótica. Clique aqui para acessar o SG. Método: trata-se de um estudo descritivo exploratório. A população do estudo foi composta por 22 estudantes do curso de enfermagem, de uma universidade pública do interior de São Paulo, da disciplina “Assistência de Enfermagem Saúde da Mulher”, que compreende em seu programa o ensino da técnica de coleta de material para o exame citopatológico do colo uterino, no ano de 2020, durante a pandemia pelo coronavírus SARS-CoV-2. Para a coleta dos dados, utilizou-se instrumento de opinião com pontuação em escala tipo Likert. Os participantes tinham oportunidade de realizar comentários. Resultados: Observou-se concordância quanto ao jogo ser agradável e fácil de usar entre 100% dos entrevistados. Foi considerável a opinião de ser possível aprender a técnica por meio do SG (95% concordaram). É relevante que 95% dos estudantes discordaram quanto à afirmação de que estratégias assim podem subsituir o docente. Quanto à efetividade do SG para o aprendizado 100% dos entrevistados o consideraram válido. Conclusões: A estratégia do SG aplicado à aprendizagem de técnicas para estudantes de enfermagem é considerada inovadora e demonstrou-se motivadora entre os entrevistados. O SG Exame Citopatológico de colo uterino foi avaliado como útil para o aprendizado da técnica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BLOOM, B.S. et al. Handbook on formative and summative evaluation of student learning. New York: McGraw-Hill Book Company; 1971.

BRASIL, L.S.B. Manual de orientações para produção em Ead. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS); 2019. Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/18669/1/Manual%20de%20Orienta

coes%20produtores%20EAD_v3_2019.pdf.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE). Minuta das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Enfermagem. Ministério da Educação; 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/Enf.pdf e http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/ces1133.pdf . Acessado em 29/09/2023.

CHON, S.H. et al. Serious Games in surgical medical education: A virtual emergency department as a tool for teaching clinical reasoning to medical students. JMIR Serious Games. n.1, v.7, 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6423463/. Acessado em 29/09/2023.

CUNNINGHAM, D.D. Incorporating medium fidelity simulation in a practical nurse education program. J Pract Nur.s n.1, v.60, 2010. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/0523760480ede2da8146a32baf8f3d8d/1?pq-origsite=gscholar&cbl=49282. Acessado em 92/09/2023.

DEGUIRMENDJIAN, S.C. et al. Serious Game desenvolvidos na Saúde: Revisão Integrativa da Literatura. Journal of Health Informatics. n.3, v.8, 2016. Disponível em: http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/410/267.Acessado em 30/09/2023.

DRUMMOND, D., HADCHOUEL, A., TESNIÈRE, A. Serious Games for health: three Steps forwards. Advances in Simulation. n.1, v.2, 2017. Disponível em: https://advancesinsimulation.biomedcentral.com/articles/10.1186/s41077-017-0036-3 doi: 10.1186/s41077-017-0036-3. Acessado em 29/09/2023.

DUBÉ, M. et al. COVID-19 pandemic preparation: using simulation for systems-based learning to prepare the largest healthcare workforce and system in Canada. Advances in Simulation. n.4, v.49, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s41077-020-00138-w. Acessado em 29/09/2023.

ESW. World Bank Group, Economic and Sector Work (ESW). The COVID-19 Pandemic . Policy Notes. 2020. Disponível em: https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/33696. Acessado em 29/09/2023.

FONG, M.W. et al. Nonpharmaceutical Measures for Pandemic Influenza in Nonhealthcare Settings—Social Distancing Measures. Emerging Infectious Diseases. n.5, v.26, 2020. Disponível em: https://wwwnc.cdc.gov/eid/article/26/5/19-0995_article. Acessado em 29/09/2023.

FONSECA, L.M.M. Serious Game e-Baby: percepção dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem da avaliação clínica do bebê prematuro. Revista Brasileira de Enfermagem. n.1, v.68, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/Z7PTCVmgwyVF9z6DJngv6RB/?lang=pt. Acessado em 29/09/2023.

HORTA, WA. Processo de Enfermagem. São Paulo: EPU; 1979.

IFF - Instituto Fernandes Figueira; FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz. Coleta e Indicações para o Exame Citopatológico do Colo Uterino. Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. 2019. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-mulher/coleta-e-indicacoespara-o-exame-citopatologico-do-colo-uterino/. Acessado em 30/09/2023.

KOLB, D. A. et al. Psicología de las organizaciones: experiencias. México: Prentice Hall Hispanoamericana; 1994.

KOLB, D.A. et al. Experiential learning: Experience as the Source of Learning and Development. 2nd ed. Upper Saddle River, New Jersey: Pearson Education, Inc; 2015.

MESQUITA, S.K.C. et al. Metodologias Ativas de ensino/aprendizagem: dificuldades de docentes de um curso de enfermagem. Trabalho, Educação e Saúde. n.2, v.14, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tes/v14n2/1678-1007-tes-1981-7746-sip00114.pdf. Acessado em 29/09/2023.

OAK, J.W. A review of articles using gamification in nursing education. Asia Life Sciences. n.4, v.0 2018. Disponível em: https://www2.scopus.com/record/display.uri?eid=2-s2.0-85053608108&origin=inward&txGid=6e255173d6be5fa49974cfa537b5c490. Acessado em 29/09/2023.

OLIVEIRA, D.L.L. et al. Vantagens e limitações do Serious Games no ensino da enfermagem: potencial no contexto pós-COVID-19. Global Academic Nursing Journal. n.1, v.2, 2021. Disponível em: https://www.globalacademicnursing.com/index.php/globacadnurs/article/view/233. Acessado em 29/09/2023.

RIDLEY, N., et al. Developing a case based learning curriculum with a salutogenic perspective. Midwifery. n.4, v.64, 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0266613818301773?via% 3Dihub doi: 10.1016/j.midw.2018.06.006. Acessado em 29/09/2023.

STOKES, B. Video games have changed: time to consider, Serious Games. T Develop Educ J. n.11, v.108, 2005. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/309176470_Videogames_have_changed_time_to_consider_'Serious_Games'. Acessado em 30/09/2023.

TAROUCO, L.M.R. et al. Cognição e aprendizagem em mundo virtual imersivo. 2nd ed. Porto Alegre, BR: Editora da UFRGS; 2020. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/210495/001115217.pdf?sequence=1. Acessado em 29/09/2023.

UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. Unicamp inicia empréstimo de equipamentos para atividades não presenciais durante quarentena; Abril de 2020. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2020/04/06/unicamp-inicia-emprestimo-de-equipamentos-para-atividades-nao-presenciais Acesso em 29/09/2023.

Downloads

Publicado

2024-10-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OLIVEIRA, Danielle Leite de Lemos; HIPÓLITO, Maiza Claudia Vilela; LOPES, Maria Helena Baena de Moraes. Simulação Virtual: opinião de estudantes de Enfermagem sobre a Aprendizagem da Coleta da Citologia Oncótica por meio de um Serious Game. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 8, n. 1, p. 57–66, 2024. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v8i1p57-66. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/216592.. Acesso em: 12 dez. 2024.