Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagem e Educação Especial: Relato de uma Experiência em Fisiologia da Audição no Ensino Superior

Account of an Experience in Hearing Physiology in Higher Education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v7i1p43-57

Palavras-chave:

Metodologia ativa, Material didático, Fisiologia da Audição

Resumo

Nos últimos anos, temos observado um avanço nas políticas de acesso e permanência de jovens e adultos com necessidades educacionais especiais no Ensino Superior. A fim de atender a demanda destes alunos, professores têm buscado novas metodologias e materiais que possam facilitar os processos de ensino-aprendizagem. Neste contexto, o uso das metodologias ativas, ao colocar o estudante como centro das ações educativas e o conhecimento como resultado de um processo construído colaborativamente, tem se mostrado uma importante estratégia para a Educação Especial. A criação de ambientes e recursos, que possam ser explorados pelo estudante, possibilita interação, problematização e ressignificação do conhecimento. Diante disto, este trabalho teve como objetivo relatar o desenvolvimento de um recurso tátil e seu uso como metodologia ativa de ensino-aprendizagem de fisiologia da audição. Embora, movimentos mais dialógicos e interativos de aprendizagem possam ser desenvolvidos nas aulas, o ensino de fisiologia tradicionalmente se baseia no uso exclusivo de recursos audiovisuais, no qual alunos com deficiência visual não são assistidos adequadamente. Tal recurso foi confeccionado em biscuit, tendo suas principais estruturas envolvidas com a transdução auditiva contempladas. A utilização de materiais concretos adaptados permitiu aos estudantes explorar os conteúdos abordados, de forma a representar mentalmente o que foi tateado. Além disso, o modelo didático permitiu a interação entre os estudantes, a simulação do funcionamento do processo auditivo em condições normais e a problematização de contextos fisiológicos patológicos do sistema, possibilitando a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento.

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Biografia do Autor

  • Patricia de Sousa Oliveira, Universidade Federal de Catalão. Instituto de Biotecnologia

    Pedagoga do Programa de Apoio ao Docente e Discente (ProApoio), Instituto de Biotecnologia, Universidade Federal de Catalão

  • Cyrce Leonor Pereira-Costa , Universidade Federal de Catalão. Núcleo de Acessibilidade

    Monitora de Acompanhamento Pedagógico do Núcleo de Acessibilidade, Universidade Federal de Catalão

  • Karla Graziella Moreira, Universidade Federal de Catalão. Instituto de Biotecnologia

    Docente do Departamento de Ciências Biológicas, Instituto de Biotecnologia, Universidade Federal de Catalão

  • Anderson Luiz-Ferreira, Universidade Federal de Catalão. Instituto de Biotecnologia

    Chefe do Laboratório de Estudos em Doenças Inflamatórias Intestinais, Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Catalão

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Publicado

2023-11-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OLIVEIRA, Patricia de Sousa; PEREIRA-COSTA , Cyrce Leonor; VIGÁRIO, Ana Flávia; MOREIRA, Karla Graziella; LUIZ-FERREIRA, Anderson. Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagem e Educação Especial: Relato de uma Experiência em Fisiologia da Audição no Ensino Superior: Account of an Experience in Hearing Physiology in Higher Education. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 7, n. 1, p. 43–57, 2023. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v7i1p43-57. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/216608.. Acesso em: 21 dez. 2024.