Estratégias para Promover a Adaptação de Alunos Ingressantes à Universidade, no Ensino Remoto Emergencial: Oficinas de Autorregulação da Aprendizagem e Plataforma Online Lt-kuraCloud

Self-regulated Learning Workshops and Online Platform Lt-kuraCloud

Autores

  • Karina Reche Casale Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba https://orcid.org/0000-0001-6667-2246
  • Ana Luisa Bettioli Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba
  • Daniel Araújo da Silva Santos Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba
  • Marilda Aparecida Dantas Graciola Universidade Estadual de Campinas. Serviço de Apoio ao Estudante
  • Adriane S. M. Pelissoni Universidade Estadual de Campinas. Serviço de Apoio ao Estudante https://orcid.org/0000-0002-8850-5569
  • Juliana Barbosa Consoni Universidade Estadual de Campinas. Serviço de Apoio ao Estudante
  • Fernanda Klein Marcondes Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v7i1p33-42

Palavras-chave:

Ensino superior, Estresse acadêmico, Suporte

Resumo

Durante o primeiro ano na universidade, muitos estudantes enfrentam desafios para se adaptar devido à falta de hábitos diários de estudo e habilidades para lidar com as novas demandas acadêmicas, pessoais e econômicas. A pandemia de COVID-19 introduziu obstáculos adicionais com o ensino remoto emergencial. Para auxiliar os estudantes de Odontologia ingressantes na Universidade Estadual de Campinas, Piracicaba – SP, Brasil, o Serviço de Apoio ao Estudante foi solicitado a implementar workshops de aprendizagem autorregulada online, anteriormente realizados presencialmente. Além disso, lições interativas na plataforma Lt-kuraCloud foram usadas como recurso suplementar em atividades assíncronas. Este estudo, aprovado pelo Comitê de Ética da FOP, buscou avaliar as percepções dos estudantes sobre essas estratégias. Os workshops abordaram 4 tópicos: adaptação à vida universitária, definição de metas acadêmicas, técnicas de estudo e gerenciamento de tempo. As lições interativas na plataforma Lt-Kuracloud apresentavam textos explicativos, vídeos e exercícios com feedback imediato, oferecendo uma alternativa de estudo e avaliação formativa, como atividade assíncrona. Ao final do primeiro semestre de 2020, 66 estudantes avaliaram a utilidade dos workshops e das lições online em uma escala de 1 a 5, sendo 1 não útil. Suas médias foram 3,83 ± 0,99 para os workshops e 4,76 ± 0,50 para as lições. De acordo com os estudantes, os workshops auxiliaram na organização dos estudos, no controle socioemocional e na socialização acadêmica. Eles também relataram que as lições online melhoraram a compreensão, retenção e aplicação do conhecimento. Em resumo, os estudantes consideraram essas estratégias benéficas para sua experiência de aprendizado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CARDOZO, L. T.; CASTRO, A. P.; GUIMARAES, A. F.; GUTIERREZ, L. L. P.; MONTREZOR, L. H.; MARCONDES, F. K. Integrating Synapse, Muscle Contraction, and Autonomic Nervous System game: effect on learning and evaluation of students’ opinions. Adv. Physiol. Educ., 44(2): 153-162, 2020a.

CREGO, A.; ARMFIELD, J.M. Stress and Academic Performance in Dental Students: The Role of Coping Strategies and Examination-Related Self-Efficacy. J Dent. Educ., 80(2):165–72, 2016.

FIOR, C. A.; MARTINS, M. J. Docência universitária no contexto de pandemia e o ingresso no ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, 10: 1-20, 2020.

GUERREIRO-CASANOVA, D.; POLYDORO, S. Integração ao ensino superior: relações ao longo do primeiro ano de graduação. Psicologia: Ensino & Formação, 1(2): 85-96, 2010

HOFFMANN, J. Avaliação mediadora. Mediação, 35 ed., 192p., 2019.

LIMA, K. R.; DAS NEVES, B. S.; RAMIRES, C. C.; DOS SANTOS, S. M.; MARTINI, V. Á.; LOPES, L. F.; MELLO-CARPES, P. B. Student assessment of online tools to foster engagement during the COVID-19 quarantine. Adv. Physiol. Educ., 2020; 44: 679–683.

MALDONADO, E. C. Os desafios da permanência no ensino superior: um estudo com os ingressantes da UFSCar Araras. In: Azevedo, M. A. R. Pedagogia universitária em foco. Jundiaí: Paco Ed., 2020.

MARCONDES, F. K.; CARDOZO, L. T.; CARVALHO, M. S. M. Percepção discente sobre estratégias de ensino ativo, combinadas com aula teóricas, no ensino de fisiologia em curso de odontologia. In: Neves, M. O. Currículo: distintas abordagens epistemológicas. Ponta Grossa: Editora Atena, p. 118–128, 2019.

MARCONDES, F. K.; CARDOZO, L. T.; PESSOA, P. T.; CASALE, K. R.; AZEVEDO, M. A. R. Contribuição de jogos educacionais para a aprendizagem colaborativa, no ensino superior em saúde. In: Metodologias Ativas: gamificação. VIESBA, L.; ROSALEN, M. (Orgs.). Diadema: V&V Ed., 2022 – no prelo.

MARCONDES, F. K.; MOURA, M. J. C. S.; SANCHES, A.; COSTA, R.; LIMA, P. O., GROPPO, F. C.; AMARAL, M. E. C.; ZENI. P.; GAVIAO, K. C.; MONTREZOR, L. H. A puzzle used to teach the cardiac cycle. Adv. Physiol. Educ., 39:27-31, 2015.

MITRE, S. M.; SIQUEIRA, B. R.; GIRADI, M. J. M.; MORAIS, P. N. M.; MEIRELLES, C. A. B.; PINTO, P. C., MOREIRA, T.; HOFFMANN, L. A. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, 13(2): 2133-2144, 2008.

NÚÑEZ, J. C.; CEREZO, R.; BERNARDO, A.; ROSÁRIO, P.; VALLE, A.; FERNÁNDEZ, E.; SUÁREZ, N. Implementation of training programs in self-regulated learning strategies in Moodle format: Results of a experience in higher education. Psicothema, 23(2):274-281, 2011.

POLYDORO, S. A. J., PELISSONI, A. M. S., CARMO, M. C., EMILIO, E. R. V., DANTAS, M. A.; ROSÁRIO, P. Promoção da autorregulação da aprendizagem na universidade: percepção do impacto de uma disciplina eletiva. Revista de Educação PUC-Campinas, 20 (3): 201-213, 2015.

ROSÁRIO, P. et al. Transcultural analysis of the effectiveness of a program to promote self-regulated learning in Mozambique, Chile, Portugal and Spain. Higher Educaction Research & Development, 4:1-15, 2014.

ROVIDA, T. A. S. et al. Estresse e o estilo de vida dos acadêmicos ingressantes em um curso de graduação em Odontologia. Rev. da ABENO, 15(3):26-34, 2015.

TENGAN, C., VENANCIO, P. C., MARCONDES, F. K.; ROSALEN, P. L. Autonomy and vulnerability of subject in cientific research. Rev. Direito Sanitário, 6: 25–37, 2005.

Downloads

Publicado

2023-11-29

Edição

Seção

Artigos

Dados de financiamento

Como Citar

CASALE, Karina Reche; BETTIOLI, Ana Luisa; SANTOS, Daniel Araújo da Silva; GRACIOLA, Marilda Aparecida Dantas; PELISSONI, Adriane S. M.; CONSONI, Juliana Barbosa; MARCONDES, Fernanda Klein. Estratégias para Promover a Adaptação de Alunos Ingressantes à Universidade, no Ensino Remoto Emergencial: Oficinas de Autorregulação da Aprendizagem e Plataforma Online Lt-kuraCloud: Self-regulated Learning Workshops and Online Platform Lt-kuraCloud. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 7, n. 1, p. 33–42, 2023. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v7i1p33-42. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/216641.. Acesso em: 28 abr. 2024.