As representações sociais de estudantes da Universidade de São Paulo sobre “Bem-estar” e “Universidade”
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v9i1p13-21Palavras-chave:
Teoria das representações sociais, saúde do estudante, universidade, análise lexical, Psicologia SocialResumo
O estudo analisou as representações sociais sobre "Bem-estar" e "Universidade" de 634 estudantes da Universidade de São Paulo (USP) usando o software Iramuteq e a técnica de Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Observou-se uma dissociação significativa entre os campos semânticos dos dois termos. As noções associadas ao "bem-estar" são majoritariamente positivas, ligadas a sentimentos, autocuidado, suporte social e meio ambiente, sendo mais evocadas por estudantes não negros e de renda familiar alta. Por outro lado, "universidade" evoca ideias ligadas a atividades acadêmicas e uma ambivalência entre a conquista do acesso e os desafios da vida acadêmica. Esta última é mais associada a egressos de escolas públicas e beneficiários de reserva de vagas. Adicionalmente, a universidade também é vista sob uma lente de desgaste e exigência, relacionada a sentimentos negativos e mal-estar, principalmente entre estudantes com histórico de transtornos ou sofrimento mental.
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