As representações sociais de estudantes da Universidade de São Paulo sobre “Bem-estar” e “Universidade”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v9i1p13-21

Palavras-chave:

Teoria das representações sociais, saúde do estudante, universidade, análise lexical, Psicologia Social

Resumo

O estudo analisou as representações sociais sobre "Bem-estar" e "Universidade" de 634 estudantes da Universidade de São Paulo (USP) usando o software Iramuteq e a técnica de Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Observou-se uma dissociação significativa entre os campos semânticos dos dois termos. As noções associadas ao "bem-estar" são majoritariamente positivas, ligadas a sentimentos, autocuidado, suporte social e meio ambiente, sendo mais evocadas por estudantes não negros e de renda familiar alta. Por outro lado, "universidade" evoca ideias ligadas a atividades acadêmicas e uma ambivalência entre a conquista do acesso e os desafios da vida acadêmica. Esta última é mais associada a egressos de escolas públicas e beneficiários de reserva de vagas. Adicionalmente, a universidade também é vista sob uma lente de desgaste e exigência, relacionada a sentimentos negativos e mal-estar, principalmente entre estudantes com histórico de transtornos ou sofrimento mental.

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Biografia do Autor

  • Carlos Vinicius Gomes Melo , Universidade de São Paulo

    é Pós- doutor do Instituto de Psicologia (IP) - USP.

  • Danrley Pereira de Castro, Universidade de São Paulo

    é Doutorando em Psicologia Social - IP - USP. 

  • Karen Cristine Matos Santana, Universidade de São Paulo

    é Mestre em Psicologia Social pelo IP - USP.

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Publicado

2025-08-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MELO , Carlos Vinicius Gomes; CASTRO, Danrley Pereira de; SANTANA, Karen Cristine Matos; SANTOS, Alessandro de Oliveira dos. As representações sociais de estudantes da Universidade de São Paulo sobre “Bem-estar” e “Universidade”. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 9, n. 1, p. 13–21, 2025. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v9i1p13-21. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/217010.. Acesso em: 24 dez. 2025.