Enseñanza del método clínico centrado en la persona con la ayuda de la herramienta INTERMED: un reporte de experiencia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v9i1p74-82

Palabras clave:

educação médica, Atenção primária à saúde, clínicos gerais, Medicina de família e de comunidade, Estratégia saúde da família

Resumen

O uso de habilidades de comunicação em consultas médicas auxilia na ampliação da resolutividade clínica, garantindo o maior entendimento do paciente em relação às suas condições de saúde. Apenas a elaboração de uma prescrição médica é insuficiente para a eficácia do tratamento, uma vez que nem todos os pacientes seguem o que foi imposto no atendimento clínico. No Brasil, um país diverso e heterogêneo, aspectos familiares e comunitários devem ser considerados nos cuidados em saúde. Porém, apesar dos desafios do manejo da morbidade junto à comunidade, a educação médica carece de espaços de treinamento para as reais dificuldades de trabalho em saúde pública. Para isso, discute-se a ampliação de uma abordagem centrada na pessoa, entendendo barreiras e facilitadores que levam o indivíduo à adesão terapêutica. Este trabalho buscou desenvolver um método de ensino usando a ferramenta INTERMED  e o teatro, associado ao Método Clínico Centrado na Pessoa. Trata-se de um relato de experiência sobre o desenvolvimento de um novo método de ensino de comunicação clínica para casos complexos em uma disciplina de graduação médica sobre saúde na comunidade. Durante as simulações do caso, as ideias e percepções dos estudantes sobre a influência de aspectos biopsicossociais no manejo clínico foram questionadas, assim como a importância do trabalho multiprofissional. Concluiu-se que o INTERMED pode ser usado como ferramenta de ensino para alunos de graduação, facilitando a visualização ampla da multimorbidade. A nova metodologia possibilitou uma maior participação ativa do aluno, refletindo sobre necessidades de mudanças na medicina tradicional.  

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Biografía del autor/a

  • Cely Carolyne Pontes Morcerf, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

    Possui Mestrado Profissional em Medicina, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Médica e Residente do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCMRPUSP).

  • João Mazzoncini de Azevedo Marques, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

    é Docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Departamento de Medicina Social. Coordenador do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade HC FMRP USP.  Psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC FMRP USP).

  • Luciane Loures dos Santos, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

    é Docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Departamento de Medicina Social. Vice coordenadora do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade HC FMRP USP.  Médica de Família e Comunidade pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC FMRP USP).

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Publicado

2025-08-27

Cómo citar

MORCERF, Cely Carolyne Pontes; MARQUES, João Mazzoncini de Azevedo; SANTOS, Luciane Loures dos. Enseñanza del método clínico centrado en la persona con la ayuda de la herramienta INTERMED: un reporte de experiencia. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 9, n. 1, p. 74–82, 2025. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v9i1p74-82. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/220843.. Acesso em: 24 dec. 2025.