Geoparque: estratégia de geoconservação e projetos educacionais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v5i0p07-15Palavras-chave:
Geoparque, Geoconservação, Projetos educacionais, Patrimônio cultural e natural, SustentabilidadeResumo
Desde a criação da Rede Global de Geoparques pela UNESCO em 2004, já foram implementados 58 geoparques, entre eles o primeiro geoparque brasileiro, criado em 2006: o Geoparque do Araripe (CE). Desde então, o interesse pelo tema tem sido crescente no Brasil. Contudo, por ser uma modalidade relativamente nova, há muitas incertezas ainda sobre o processo de criação de um geoparque e o seu reconhecimento oficial pela UNESCO. De outra parte, é papel da universidade promover o debate das múltiplas facetas que devem ser consideradas na implantação dos geoparques, tais como a proteção do patrimônio geológico, a gestão racional dos recursos naturais, o apoio ao desenvolvimento econômico e cultural das comunidades e, principalmente, a grande potencialidade dos projetos educacionais que podem ser realizados, beneficiando a formação de recursos humanos. Para tanto faz-se necessário desenvolver estratégias que promovam a implantação e o desenvolvimento contínuo desses projetos, os quais, por consequência, irão auxiliar a conservação do patrimônio geológico e sustentabilidade regional dos geoparques.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2009-10-01
Edição
Seção
nao definida
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).
Como Citar
Bacci, D. de L. C., Piranha, J. M., Boggiani, P. C., Del Lama, E. A., & Teixeira, W. (2009). Geoparque: estratégia de geoconservação e projetos educacionais . Geologia USP. Publicação Especial, 5, 07-15. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v5i0p07-15