Avaliação da suscetibilidade a escorregamento na Serra do Mar pela aplicação da compartimentação fisiográfica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v19-138528Palavras-chave:
Serra do Mar, Escorregamento, Inventário de cicatrizes, Suscetibilidade, Compartimentação fisiográficaResumo
A área de estudo localiza-se nos municípios de Caraguatatuba e São Sebastião, litoral norte do Estado de São Paulo, e apresenta alto potencial para ocorrência de escorregamentos, pois está localizada no domínio da Serra do Mar, com relevo escarpado associado ao alto índice pluviométrico da região. Desse modo, análises voltadas ao reconhecimento e maior compreensão dos fatores condicionantes e dos fenômenos naturais, como os escorregamentos, são de grande importância para que possam ser evitados danos e riscos a partir da previsão de tais fenômenos. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a suscetibilidade a escorregamento pela aplicação da compartimentação fisiográfica na região que abrange parte dos municípios de Caraguatatuba e São Sebastião (SP). Para alcançar tais objetivos, foram utilizadas técnicas de fotoanálise e fotointerpretação de imagens aéreas que proporcionaram a divisão da área em unidades menores, de acordo com características fisiográficas semelhantes, que favoreceram a escolha de fatores condicionantes à ocorrência de escorregamentos. Além disso, também foram utilizados inventários de cicatrizes de escorregamentos em dois períodos distintos (1976 e 2011). A associação do mapa de cicatrizes de escorregamentos com a análise da compartimentação fisiográfica foi fundamental para a elaboração desta pesquisa, pois validou as informações adquiridas pela compartimentação e determinou os pesos dos fatores condicionantes na elaboração do mapa de suscetibilidade. Os resultados mostraram que, entre as 16 unidades fisiográficas, as com alta suscetibilidade — IV, V, VI, VIII, IX e XII — apresentaram declividade predominantemente alta (> 30º), grande amplitude local (acima de 300 m) e rochas de composição gnáissicas e migmatitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).