Contribuição à Inclusão Escolar de Pessoas com Necessidades Especiais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2012.106222Palavras-chave:
Saúde, educação, intersetorialidade, inclusão escolar, especial.Resumo
Baseado no conceito de Educação como responsabilidade de todos, pautamo-nos em rever nosso trabalho cotidiano dentro de uma Unidade Básica de Saúde com o fim de verificar em que medida ele desenvolve suas potencialidades a favor da inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais. O trabalho se propõe a superar os obstáculos que surgem no âmbito da competência dos trabalhadores da Unidade Básica de Saúde. Internamente, foram revistos os casos de pacientes considerados como portadores de deficiência, visando sua classificação diagnóstica através do CID 10 para a geração de mais pormenorizada demanda educacional, o que é necessário para orientar as políticas de atendimento à essa parcela da população que todos sabemos ser expressiva no Brasil. Foram bem sucedidos os encontros entre profissionais da educação e da saúde visando trocas de experiências e vivências. Casos específicos de indivíduos que eram atendidos pela Escola e pela Unidade Básica de Saúde foram discutidos e algumas estratégias de atendimento foram planejadas. Daí, a confiança de que oportunizar este tipo de encontro de trocas de experiências profissionais podem contribuir para a aceleração do aprimoramento do atendimento escolar e de saúde, fundamentais ao ser humano, razão pala qual as humanidades ora se põem em diálogo.
Downloads
Referências
CAUZ, K.. P. L.; IACONO, J. P. A Inclusão Escolar de Crianças com Necessidades Educacionais Especiais no Município de Cascavel – Pr. Disponível em: <http://www.pr.senai.br/portaleducacional/uploadAddress/A_inclus%C3%A3o_escolar_de_crian%C3%A7as%5B23426%5D.pdf> Acesso em: 19 set.. 2008.
JANNUZZI, G.M. Políticas públicas de inclusão escolar de pessoas portadoras de necessidades especiais: reflexões. Revista GIS, Rio de Janeiro, out. 2004. Disponível em: <http://www.ltds.ufrj.br/gis/januzzi/januzzi2.htm>. Acesso em: 19 set.. 2008.
MAZZOTTA, M.J.S. Identidade dos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Contexto da Política Educacional Brasileira, Revista de Educação da Universidade Federal Fluminense. Educação Especial e Inclusiva. Rio de Janeiro, n. 7, p.11- 18, maio/2003. Disponível em: <http://intervox.nce.ufrj.br/~elizabet/identidade.htm> Acesso em: 19 set. 2008.
SAINT-LAURENT, L. A Educação de Alunos com Necessidades Especiais. In: MANTOAN, M. T. E. e cols. A Integração de pessoas com Deficiência: Contribuições para uma reflexão sobre o tema, Ed. São Paulo: Memnon, 1997, p. 67-76.
SILVA, S. Educação Especial – Entre a Técnica Pedagógica e a Política Educacional. In: SILVA, S.; VIZIM, M. Educação Especial: Múltiplas Leituras e Diferentes Significados. Ed. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2003, p. 179-191.
SOUSA, S. Z. L.; PRIETO, R. G. A Educação Especial. In: OLIVEIRA, R. P.; ADRIÃO, T. Organização do Ensino no Brasil, Ed. São Paulo: Xamã, 2007, p. 123-135.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Humanidades em diálogo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.