O Papel do Design da Informação na Curadoria Digital do Museu da Pessoa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v7i2p23-39Palavras-chave:
Tecnologias de Informação e Comunicação, Curadoria Digital, Design da Informação, Web2.0, História Oral.Resumo
Arquivos, bibliotecas e museus deixaram de ser apenas ambientes físicos para adotar uma conformação híbrida. O Museu da Pessoa possui característica própria, dado seu design estrutural colaborativo bottom up. O objetivo geral deste artigo é estudar as transformações de design no portal do Museu da Pessoa a partir de sua criação em 1991. O objetivo especifico é entender como tais transformações se inserem no paradigma pós-custodial ou paradigma de acesso e o papel do design nesta dinâmica dialógica. A metodologia utilizada é bibliográfica exploratória e descritiva e o trabalho justifica-se pela necessidade de se conhecer novas formatações para a curadoria digital em instituições museológicas no âmbito da Ciência da Informação, bem como possíveis modelos para a preservação e interação com o patrimônio memorial da humanidade.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-10-07
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
Como Citar
KAHN, Karen; JORENTE, Maria José Vicentini. O Papel do Design da Informação na Curadoria Digital do Museu da Pessoa. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 7, n. 2, p. 23–39, 2016. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v7i2p23-39. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/110232.. Acesso em: 23 nov. 2024.