O conceito de documento em abordagem bibliográfica segundo as disciplinas constituintes do campo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v7iespp41-64Palavras-chave:
Abordagem bibliográfica do documento, Documentação, Biblioteconomia, BibliografiaResumo
Bibliografia, Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação apresentam, cada uma a seu modo, e influenciando-se uma à outra, o campo que tem por objeto a mediação documentária em abordagem bibliográfica. Na perspectiva de vertentes constituintes do campo, estas disciplinas permitem um conceito de documento no sentido de objeto empírico sobre o qual recaem os procedimentos. O objetivo é tratar da construção do conceito de documento por meio das disciplinas cujas contribuições convergem para o campo das ações de mediação documentária em abordagem bibliográfica. Como metodologia, recorreu-se à exploração de literatura que discute o documento pelas disciplinas citadas, buscando estabelecer equivalências e realizar contrapontos. O primeiro tópico apresenta uma construção histórica do conceito de documento em Documentação, durante o século XX, em especial, em solo francês, desde sua concepção por Paul Otlet, depois por Suzanne Briet, e posteriormente por Jean Meyriat; o segundo tópico perpassa as disciplinas Bibliografia, Biblioteconomia e Documentação, em torno do conceito de documento em perspectiva empírica ou científica, e a Ciência da Informação no que tange aos aspectos que herda das disciplinas que a precederam; e o terceiro tópico busca aprofundar o conceito de documento, em abordagem bibliográfica, estabelecendo algumas relações com ideias propostas para este conceito em abordagem arquivística e museológica. Conclui que predomina abordagem bibliográfica sobre documento que enfatiza a instância tipológica do objeto e normatizadora de sua descrição, menos que aquela baseada no caráter simbólico dos procedimentos e de seu produto final.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.