O conceito de documento em abordagem bibliográfica segundo as disciplinas constituintes do campo

Autores

  • Cristina Dotta Ortega Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v7iespp41-64

Palavras-chave:

Abordagem bibliográfica do documento, Documentação, Biblioteconomia, Bibliografia

Resumo

Bibliografia, Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação apresentam, cada uma a seu modo, e influenciando-se uma à outra, o campo que tem por objeto a mediação documentária em abordagem bibliográfica. Na perspectiva de vertentes constituintes do campo, estas disciplinas permitem um conceito de documento no sentido de objeto empírico sobre o qual recaem os procedimentos. O objetivo é tratar da construção do conceito de documento por meio das disciplinas cujas contribuições convergem para o campo das ações de mediação documentária em abordagem bibliográfica. Como metodologia, recorreu-se à exploração de literatura que discute o documento pelas disciplinas citadas, buscando estabelecer equivalências e realizar contrapontos. O primeiro tópico apresenta uma construção histórica do conceito de documento em Documentação, durante o século XX, em especial, em solo francês, desde sua concepção por Paul Otlet, depois por Suzanne Briet, e posteriormente por Jean Meyriat; o segundo tópico perpassa as disciplinas Bibliografia, Biblioteconomia e Documentação, em torno do conceito de documento em perspectiva empírica ou científica, e a Ciência da Informação no que tange aos aspectos que herda das disciplinas que a precederam; e o terceiro tópico busca aprofundar o conceito de documento, em abordagem bibliográfica, estabelecendo algumas relações com ideias propostas para este conceito em abordagem arquivística e museológica. Conclui que predomina abordagem bibliográfica sobre documento que enfatiza a instância tipológica do objeto e normatizadora de sua descrição, menos que aquela baseada no caráter simbólico dos procedimentos e de seu produto final.

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Biografia do Autor

  • Cristina Dotta Ortega, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação
    Professora Adjunta na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais – ECI/UFMG.

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Publicado

2016-08-10

Como Citar

ORTEGA, Cristina Dotta. O conceito de documento em abordagem bibliográfica segundo as disciplinas constituintes do campo. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 7, n. esp, p. 41–64, 2016. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v7iespp41-64. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/118749.. Acesso em: 12 nov. 2024.