Cenário da produção conjunta entre Brasil e Espanha na Física de Altas Energias (1992-2013)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i1p81-99Palavras-chave:
Produção científica, Colaboração Científica, Brasil, Espanha, Física de Altas Energias.Resumo
Este estudo bibliométrico analisa as características da produção conjunta entre Brasil e Espanha na Física de Altas Energias (FAE) a partir dos artigos publicados em revistas indexadas pela Web of Science (WoS) no período de 1983-2013. Indicadores de produção e colaboração foram utilizados na caracterização da área abordada. Os resultados mostram que a taxa de crescimento da colaboração multilateral (Brasil, Espanha e outros países) é superior ao crescimento individual da produção científica de cada país. Instituições estatais como a brasileira Rede Nacional de Física de Altas Energias (RENAFAE) e a espanhola Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) tiveram papel fundamental para a promoção e coordenação das colaborações internacionais de ambos os países. A colaboração multilateral favorece a publicações em revistas Q1 e o incremento do número de citações. A colaboração bilateral em FAE não traz benefícios suficientes em termos de impacto. No entanto, esse tipo de colaboração propicia o compartilhamento de infraestrutura e conhecimentos científicos a partir de iniciativas e convênios de cooperação. Na FAE, a colaboração internacional é fundamental, pois melhora os indicadores quanto maior for o número de países envolvidos. No entanto, a participação do Brasil e da Espanha nas redes multinacionais não implica uma marcada especialização.Downloads
Downloads
Publicado
2017-04-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
Como Citar
ALVAREZ, Gonzalo Rubén; BONILLA-CALERO, Ana Isabel; LASCURAIN-SÁNCHEZ, María Luisa; VANZ, Samile Andrea de Souza. Cenário da produção conjunta entre Brasil e Espanha na Física de Altas Energias (1992-2013). InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 8, n. 1, p. 81–99, 2017. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v8i1p81-99. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/124459.. Acesso em: 18 fev. 2025.