Gestão por competências em bibliotecas universitárias
um estudo nas bibliotecas da Universidade Federal de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v9i2p107-129Palavras-chave:
Bibliotecas universitárias, Gestão por competências, Gestão de pessoasResumo
O estudo apresenta as bibliotecas universitárias como organizações que ao longo do tempo tornaram-se extremamente dependentes das novas tecnologias da informação para oferecerem serviços e produtos em harmonia com as necessidades informacionais de seus usuários. Neste contexto, aponta-se com base na literatura científica quais são as competências necessárias ao pessoal que atua neste ambiente cada vez mais desenvolvido e dinâmico. Tem como objetivo identificar como ocorre a gestão por competências nas bibliotecas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com o propósito de subsidiar a gestão de pessoas neste setor. O estudo é de abordagem qualitativa. Realizou-se entrevistas com três dos gestores destas bibliotecas no intuito de identificar como ocorre a gestão por competências nestas. As respostas dos gestores demonstram que a gestão por competências nas bibliotecas ainda não é efetiva, uma vez que não contempla a todos os servidores das bibliotecas, devido ao número insuficiente de servidores com nível de instrução compatível com as atividades a serem desempenhadas e a necessidade da contratação de novos servidores com formação intelectual e cultural para atuar em bibliotecas.
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