Técnicas de Search Engine Optimization ( SEO ) aplicado para o Comércio Eletrônico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v13i1p282-300Palavras-chave:
Comércio eletrônico, Mecanismos de busca, Search Engine Optimization, WebResumo
Mecanismos de busca como Google tornaram-se as principais ferramentas usadas para localizar informações na internet. As aplicações de técnicas de Search Engine Optimization (SEO) desempenham um papel importante para a indexação das páginas pelos mecanismos de busca. Ao promover a indexação, as páginas se tornam passíveis de rastreamento e as informações poderão ser entregues para todos que as buscam na internet. A motivação deste artigo é estudar, no âmbito da Ciência da Informação, como o conceito de SEO vem sendo aplicado na otimização de mecanismos de busca e identificar como os e-commerces devem reagir a essas mudanças, adaptando e implementando novas estratégias para suas táticas de Search Engine Optimization. Esse estudo é de natureza qualitativa, de cunho exploratório e aplicado que utiliza a Netnografia como método para a investigação e descrição do objeto de estudo. Foram apontados que o uso das técnicas de SEO fomentam o processo de encontrabilidade e recuperação da informação na Web, possibilitando a propagação de informações, facilitando o processo de compra dentro de um e-commerce. Conclui-se que a correta aplicação das técnicas de otimização descritas e o uso de ferramentas especializadas resultaram na obtenção dos resultados significativamente positivos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Gracione Batista Carneiro; SOUSA, Ana Karolyne Nogueira de; OLIVEIRA, Henry Poncio Cruz. Arquitetura da informação no contexto de gênero: uma análise do site da secretaria especial de políticas para mulheres. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 5, n. 3, p. 30–42, 2018. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/ cir/article/view/5601. Acesso em: 12 jan. 2021.
BAPTISTA, Fabricio. Uma proposta de interface de resultados de buscas em sistemas de recuperação de informação: a semiótica e a interação humano computador como aporte teórico. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2019.
BERNERS-LEE, Tim; HENDLER, James; LASSILA, Ora. The semantic web. Scientific American, v. 284, n. 5, p. 28-37, maio 2001.
BRANSKI, Regina Meyer. Recuperação de informações na Web. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 70-87, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23500. Acesso em: 21 dez. 2020.
BREITMAN, K.; CASANOVA, M. A.; TRUSZKOWSKI, W. Semantic web: concepts, technologies, and applications. [S. l.]: Springer Science & Business Media, 2007.
CARDOSO, Olinda Nogueira Paes. Recuperação de informação. INFOCOMP: Journal of Computer Science, v. 2, n. 1, p. 27-32, 2000. Disponível em: http://infocomp.dcc.ufla.br/index.php/infocomp/article/view/46. Acesso em: 14 jan. 2021.
CARRERA, Filipe. Marketing digital na versão 2.0: o que não pode ignorar. [Portugal]: Sílabo, 2012. 242 p.
CATARINO, Maria Elisabete; SOUZA, Terezinha Batista. A representação descritiva no contexto da web semântica. Transinformação, Campinas, v. 24, n. 2, p. 77-90, ago. 2012.
CENDÓN, Beatriz Valadares. Ferramentas de busca na web. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 39–49, abr. 2001. DOI http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652001000100006. Acesso em: 14 jan. 2021.
DAVIS, Horald. Search engine optimization: building traffic and making money with SEO. [EUA]: O'Reilly Media, 2006.
DICK, M. Search engine optimization in UK news production. Journalism practice, v. 5, n. 4, p. 462–477, 2011.
FERNEDA, Edberto. Recuperação de informação: análise sobre a contribuição da Ciência da Computação para a Ciência da Informação. 2003. 147 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2020. 576 p.
GALITSKY, Boris; LEVENE, Mark. On the economy of web links: simulating the exchange process. First Monday, v. 9, n. 1-5, 2004. Disponível em: https://firstmonday.org/ojs/index.php/fm/article/download/1109/1029?inline=1. Acesso em: 01 mar. 2022.
GIOMELAKIS, Dimitrios; VEGLIS, Andreas. Employing search engine optimization techniques in online news articles. Studies in Media and Communication, v. 3, n. 1, p. 22–33, jun., 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.111114/smc.v3i1.683. Acesso em: 01 mar. 2022.
GUIRAUD, Pierre. A semântica. 2. ed. Rio de Janeiro: Difel, 1975. 133p.
LEDFORD, J. L. SEO: search engine optimization bible. Hoboken: John Wiley, 2007.
LUZ, Larissa Pavarini da; CONEGLIAN, Caio Saraiva; SANTAREM SEGUNDO, José Eduardo. Tecnologias da web semântica para a recuperação da informação no Wikidata. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 17, p. e019003, 2019. DOI: http://doi.org/10.20396/rdbci.v17i0.8651791. Acesso em: 28 jan. 2021.
MACDONALD, Jason. SEO fitness workbook: the seven steps to search engine optimization success on Google. [EUA]: JMinternet Group, 2013.
MARIETTO, Marcio Luiz. Observação participante e não participante: contextualização teórica e sugestão de roteiro para aplicação dos métodos. Revista IberoAmericana de Estratégia, v. 17, n. 4, p. 5–18, 2018. DOI: 10.5585/ ijsm.v17i4.2717. Acesso em: 28 jan. 2021.
MORAIS, Erikson Freitas; SOARES, Marcelo Borghetti. Web semântica para máquinas de busca. 2006. Disponível em: https://homepages.dcc.ufmg.br/~nivio/cursos/pa03/seminarios/seminario7/seminario7.pdf. Acesso em: 05 maio 2021.
PAGE, Lawrence et al. The page rank citation ranking: bringing order to the web. Technical report. Stanford: InfoLab, 1999. Disponível em: http://ilpubs.stanford.edu:8090/422/. Acesso em: 24 jan. 2021.
RODAS, Cecilio Merlotti. Padrão de comportamento na busca de informação em mecanismo de busca: um enfoque com a tecnologia de eye tracking. 230 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 3 mar. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/150921. Acesso em: 03 maio 2021.
RODAS, Cecílio Merlotti; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregório; MONTEIRO, Silvana Drumond. Eye tracking em interface do Google: novos olhares sobre a influência do "rich snippet" na decisão dos usuários. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE DADOS, INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA, 3., 2016, Marília. Anais... Marília: Unesp, 2016.
SCHWAB, K. A quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro, 2019.
SILVA, Janete Fernandes; FERREIRA, Marta Araújo Tavares; BORGES, Mônica Erichsen Nassif. Análise metodológica dos estudos de necessidades de informação sobre setores industriais brasileiros: proposições. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 129-141, maio/ago. 2002. DOI https://doi.org/10.1590/S0100-19652002000200014. Acesso em: 14 dez. 2020.
SPYRIDOU, P.; VEGLIS, Andreas. Sustainable online news projects: redefining production norms and practices. In: WORLD MEDIA ECONOMICS AND MANAGEMENT CONFERENCE, 10., 2012, Thessaloniki. Proceedings… Thessaloniki, 2012.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.