Técnicas de Search Engine Optimization ( SEO ) aplicado para o Comércio Eletrônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v13i1p282-300

Palavras-chave:

Comércio eletrônico, Mecanismos de busca, Search Engine Optimization, Web

Resumo

Mecanismos de busca como Google tornaram-se as principais ferramentas usadas para localizar informações na internet. As aplicações de técnicas de Search Engine Optimization (SEO) desempenham um papel importante para a indexação das páginas pelos mecanismos de busca. Ao promover a indexação, as páginas se tornam passíveis de rastreamento e as informações poderão ser entregues para todos que as buscam na internet. A motivação deste artigo é estudar, no âmbito da Ciência da Informação, como o conceito de SEO vem sendo aplicado na otimização de mecanismos de busca e identificar como os e-commerces devem reagir a essas mudanças, adaptando e implementando novas estratégias para suas táticas de Search Engine Optimization. Esse estudo é de natureza qualitativa, de cunho exploratório e aplicado que utiliza a Netnografia como método para a investigação e descrição do objeto de estudo. Foram apontados que o uso das técnicas de SEO fomentam o processo de encontrabilidade e recuperação da informação na Web, possibilitando a propagação de informações, facilitando o processo de compra dentro de um e-commerce. Conclui-se que a correta aplicação das técnicas de otimização descritas e o uso de ferramentas especializadas resultaram na obtenção dos resultados significativamente positivos.

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Biografia do Autor

  • Gustavo Camossi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP

    Mestrando no programa de Pós-graduação em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ – UNESP, campus de Marília, Brasil.

  • Heytor Diniz Teixeira, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    Mestrando no programa de Pós-graduação em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ – UNESP, campus de Marília, Brasil.

  • Cecilio Merlotti Rodas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Brasil.

    Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Brasil.

  • Rachel Cristina Vesu Alves, Universidade Estadual Paulista 'Julio de Mesquita Filho'

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, campus de Marília, SP, Brasil;

    Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, campus de Marília, SP, Brasil

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Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CAMOSSI, Gustavo; TEIXEIRA, Heytor Diniz; RODAS, Cecilio Merlotti; VESU ALVES, Rachel Cristina. Técnicas de Search Engine Optimization ( SEO ) aplicado para o Comércio Eletrônico. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 13, n. 1, p. 282–300, 2022. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v13i1p282-300. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/187500.. Acesso em: 22 dez. 2024.