Papel do Cibercordel para Circulação da Informação em Mídias Sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v14i1p90-112

Palavras-chave:

Cibercordel, Cibercultura, Circulação da Informação, Mídia Social, Bricolagem Científica

Resumo

Objetivo: Analisar o papel dos Cibercordéis para Circulação da Informação em Mídias Sociais. Metodologia: Adoção de uma Bricolagem Científica, onde imbricam em torno dela, a Análise de Redes em Mídias Sociais, os Marcadores Sociais e a Semântica Discursiva. Estas abordagens se dão no sentido de se compreender a complexidade do objeto e a forma como o fenômeno se manifesta nas Mídias Sociais, especialmente, porque se trata de registros informacionais voláteis, fluidos ou líquidos que flutuam no ciberespaço. Resultados: Verifica-se que a Circulação da Informação dos Cibercordéis se dão por meio de 8 (oito) Marcadores Sociais (Classe Social, Étnico-racial, Gênero, Geração, Regionalidade, Nacionalidade, Religião e Sexualidade), cujas práticas revelam um Brasil dicotômico, marcado por contradições e impactadas pela reprodução do senso comum que absorve um país marginal e de expressivo nível de carências: socioculturais, infoeducacionais e econômicas. Conclusões: A maneira como a informação circula no contexto dos Cibercordéis que estão nas Mídias Sociais é peculiar, fazendo perceber que, mesmo com a frieza inerente da pesquisa, encontra-se nesses Objetos Digitais, uma poética informacional rica de cultura e de marcas sociais que representa, o seu povo e as suas memórias coletivas. Assim, é de suma relevância, compreender e avançar em torno de um debate que provoque o respeito pelo espaço ao Lugar de Fala, pela luta contra-hegemônica e a reflexão em torno da Decolonialidade do Conhecimento, pois, para falar sobre a Literatura de Cordel é preciso se colocar na condição identitária de Favelado do Conhecimento, como expressou Gutiérrez (2006).

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Biografia do Autor

  • Sale Mário Gaudêncio, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

    Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Especialista em Gestão Educacional pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) é Bibliotecário, Editor-chefe da Revista Informação em Cultura (RIC-UFERSA), Idealizador do Portal de Anais de Eventos - Atena, Curador do Repositório Digital e Líder do Grupo de Pesquisa em Cultura, Conhecimento e Inovação (CCI-UFERSA/CNPq). Já na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é Membro do Grupo de Pesquisa em Leitura, Organização, Representação, Produção e Uso da Informação.

  • Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba

    Professora Titular do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba com Graduação em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco (1983), Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), Mestrado em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1992), Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e Pós-doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2016). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Representação temática, Representação descritiva, Cultura Popular, Literatura Popular, Semântica Discursiva. Na graduação em Biblioteconomia ministra disciplinas em Representação Temática e Representação Descritiva. Na Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, ministra a disciplina Representação da Informação e do Conhecimento. Recebeu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade ? edição 2012, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ‐ IPHAN, em nível estadual, na categoria ?Pesquisa e Inventário de Acervos? com sua tese e recomendado ao prêmio em nível nacional. Obteve também o reconhecimento internacional de sua tese, sendo convidada pelo Consórcio CDU para participar da atualização da Classificação Decimal Universal. Recebeu o Diploma de Honra ao Mérito Cultural da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (2016).

  • Gisele Rocha Côrtes, Universidade Federal da Paraíba

    Graduada em Pedagogia (1996) e Ciências Sociais (1998) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui Mestrado (2002) e Doutorado (2008) em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora associada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Atua nos seguintes temas: Organização Acesso e Uso da Informação, Mediação da Informação, Relações de Gênero e Informação étnico-racial. Atua como Coordenadora do GT3 - Mediação, Circulação e Apropriação da Informação da ANCIB (Gestão 2018-2020). Vice- Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Mediação, Representação da Informação e Marcadores Sociais da Diferença (GeMINAS). Atualmente exerce o cargo de vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB).

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Publicado

2023-06-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GAUDÊNCIO, Sale Mário; ALBUQUERQUE, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de; CÔRTES, Gisele Rocha. Papel do Cibercordel para Circulação da Informação em Mídias Sociais. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 14, n. 1, p. 90–112, 2023. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v14i1p90-112. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/201697.. Acesso em: 3 dez. 2024.