Desenvolvimento de coleções de materiais informacionais: análise da produção científica e vertentes temáticas (2011-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v14i1p155-172

Palavras-chave:

Desenvolvimento de coleções, Produtividade cientifica, Indicadores bibliométricos

Resumo

O desenvolvimento de coleções, como campo de pesquisa, vem sendo estudado em diversos ângulos e, na contemporaneidade — norteada pelo avanço acentuado das tecnologias da informação e sua aplicação no contexto das bibliotecas —, passa por mudanças, de modo que novas percepções se tornam objeto de estudo que contribui em ações no campo das coleções de materiais informacionais.  O objetivo foi estudar as publicações e as vertentes temáticas no tema desenvolvimento de coleções, indexada Brapci, no período de 2011 a 2020. Este estudo se caracteriza como sendo de natureza descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, tendo como material de análise o artigo científico. A produção científica analisada é de natureza assimétrica e unimodal, totalizando 61 artigos, escritos por 112 autores distintos, e publicados em 21 periódicos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Os anos de 2015 e 2017 foram o ápice da produção. As vertentes temáticas levantadas foram quatro: 1) biblioteca e desenvolvimento de coleções; 2) livro digital; 3) coleção jurídica e 4) seleção de materiais informacionais. Como conclusão a pesquisa sinaliza para novos contextos de estudo, como, por exemplo, os aspectos relacionados à aquisição do livro digital e à formação de coleção jurídica, como também a formação e o desenvolvimento de coleios no contexto híbrido.

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Publicado

2023-06-27

Edição

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Artigos

Como Citar

MACHADO, Raymundo N. Desenvolvimento de coleções de materiais informacionais: análise da produção científica e vertentes temáticas (2011-2020). InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 14, n. 1, p. 155–172, 2023. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v14i1p155-172. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/201915.. Acesso em: 14 maio. 2024.